O acordo tem a duração de cinco anos e será desenvolvido com ações discutidas e aprovadas pelas duas instituições.

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas assinaram, no final de 2020, um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos conjuntos voltados às áreas de monitoramento ambiental, bem como ao treinamento de recursos humanos das duas instituições.

O primeiro plano de trabalho, com início em novembro de 2020, envolveu o monitoramento e a avaliação da qualidade das praias nos municípios de Ilhabela e São Sebastião, situados no litoral norte do estado de São Paulo.

A CETESB é responsável pela avaliação da balneabilidade das praias ao longo de 15 municípios litorâneos. O programa conta, atualmente, com 174 pontos de amostragem em praias do litoral paulista. Desse total, 167 pontos distribuem-se em150 praias das cerca de 300 existentes na costa paulista, além das sete localizadas na Ilha Anchieta.

O IPT possui acreditação, de acordo com a norma ISO 17.025, concedida pela CGCRE /INMETRO e equipe disponível para amostragem ambiental das chamadas água bruta e água residual.

Dessa forma, segundo o gerente do projeto e pesquisador do IPT, Leandro Gomes de Freitas, “A CETESB está fazendo uso do acordo de cooperação técnica, de forma a utilizar a experiência do IPT para manter as amostragens em todos os pontos de coleta das praias. Este primeiro plano de trabalho visou complementar as amostragens em duas rotas de coleta, que são as da costa sul de São Sebastião e a rota de Ilhabela”, completa o pesquisador.”

Para a realização do trabalho, a CETESB fornece a frascaria e o IPT realiza as coletas – as amostras de água são colhidas no mar na profundidade média de um metro, onde se encontra a maioria dos banhistas – e as entrega nos laboratórios da CETESB.

De acordo com a gerente do Setor de Águas Litorâneas, Claudia Conde Lamparelli, “a CETESB é responsável pela realização das análises microbiológicas e divulgação semanal da classificação das praias quanto às suas condições de balneabilidade, nos canais de comunicação da companhia, tais como internet e aplicativos para celulares. Além disso, nas praias, em frente ao ponto de amostragem, existem bandeiras de sinalização indicando essa classificação, – se a praia está imprópria, a bandeira é vermelha; se a praia está própria, a bandeira é verde.”

As avaliações serão executadas até o próximo mês de março. Ao final do plano de trabalho, as duas instituições desenvolverão uma análise estatística dos resultados associando os dados de chuva com os dados bacteriológicos.

Para a execução dos trabalhos, a equipe de pesquisadores e técnicos do IPT interagem com a Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental, o Departamento de Qualidade Ambiental – Setor de Águas Litorâneas e o Departamento de Laboratórios Descentralizados da CETESB.

Próximos trabalhos

As equipes do IPT e da CETESB têm mais dois planos fechados para os próximos meses.

No mês de janeiro, já teve início o monitoramento e a avaliação da qualidade das praias nos municípios de Bertioga e Guarujá e do rio Perequê em Cubatão, com duração até o mês de março, e o segundo vai envolver amostragens para a Rede Integrada de Monitoramento Quali-Quantitativo das águas subterrâneas no estado de São Paulo, que deverão ocorrer nos meses de abril e maio e outubro e novembro.

Outro Plano de Trabalho, que envolverá amostragens de praias, poços de água subterrânea e rios, para os meses de abril a dezembro deste ano, também está em negociação.

Sobre a capacitação de recursos humanos, tanto do IPT quanto da CETESB, os treinamentos foram focados, por enquanto, nas atividades de amostragem de praias, envolvendo, além da parte logística, questões de controle de qualidade e preservação de amostras. “Para cada plano de trabalho que envolva uma temática diferente, sejam águas litorâneas, águas subterrâneas ou outra matriz ambiental, deverá haver um treinamento específico da equipe executora do IPT”, completa Freitas.

Texto: IPT/CETESB
Revisão: Cristina Leite
Arte de Capa: Kissy.