Transmitido em 17/02, pelo canal da CETESB no YouTube, o treinamento tratou das dúvidas mais frequentes do sistema.

Desde o seu lançamento, em dezembro de 2020, o módulo MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) do SIGOR – sistema desenvolvido pela CETESB para o gerenciamento online de resíduos sólidos no Estado de São Paulo – contabiliza mais de 20 mil empresas cadastradas e mais de 122 mil MTRs emitidos, além de terem sido respondidos mais de 6 mil e-mails e registrados mais de 140 mil acessos na página da internet.

Essas foram algumas das informações destacadas ontem (17/02), por João Potenza, assistente-executivo da Presidência da CETESB, na abertura da 1ª capacitação sobre a implantação do Sistema SIGOR-MTR transmitida de modo online, pela página oficial da Companhia no YouTube.

Mais de 320 pessoas acompanharam a transmissão, sendo que o vídeo desse primeiro treinamento virtual, para quem não pôde assistir, está disponível na página da agência ambiental paulista. A capacitação terá sequência na próxima semana e a data será divulgada oportunamente.

A primeira rodada do treinamento, aproveitando inclusive dúvidas frequentes levantadas pelos usuários, foi conduzida por Diógenes Del Bel, assessor da Presidência da ABETRE – Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes, entidade que firmou o Acordo de Cooperação com a CETESB, em dezembro de 2019, com o objetivo de desenvolver o Módulo MTR.

Segundo Portaria do Ministério do Meio Ambiente, a data de 1º de janeiro de 2021 foi estabelecida como início da obrigatoriedade da utilização do MTR em todo território nacional. Trata-se de um documento numerado, que deve acompanhar o transporte do resíduo até a destinação final ambientalmente adequada.

O sistema eletrônico do Módulo MTR do SIGOR tem justamente a função de gerenciar os Manifestos emitidos, adaptados às particularidades do Estado de São Paulo, visando atender a todas as normas e legislação vigentes, de forma a subsidiar o controle dos resíduos gerados, evitando seu encaminhamento para locais não licenciados.

No treinamento do dia 17/02, que contou também com as presenças de Odilon Amado, diretor da ABETRE, e Cristiano Kenji Iwai, assistente-executivo da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB, procurou-se mostrar, basicamente, o Guia Rápido, assim como as particularidades do Sistema da CETESB e suas diferenças com o sistema nacional e de outros Estados, além de se tirar dúvidas comuns, quanto ao acesso ao sistema e ao cadastramento do usuário.

Conforme frisaram os coordenadores do encontro virtual, as dúvidas podem ser encaminhadas para sigormtr_cetesb@sp.gov.br e para ser feito o cadastro SIGOR-MTR, o caminho mais fácil é acessar o link cetesb.sp.gov.br/sigor-mtr.

Texto: Mário Senaga
Revisão: Cristina Leite
Printes e Programação Visual: Kissy Harumi.