CETESB lança Boletim Mensal de Qualidade do Ar

A CETESB lança oficialmente seu “Boletim Mensal de Qualidade do Ar”. Os dados deste primeiro boletim são os de janeiro. De forma experimental, porém, já temos publicado o boletim desde setembro de 2020.

Trata-se de um avanço na forma de comunicação, pois visa dar ao cidadão um quadro geral mensal da poluição. Mais que isso, explica de maneira simples e didática como se forma a poluição, o significado de cada poluente medido, a interferência da meteorologia, os efeitos sobre a saúde e, finalmente, a ”Qualidade do Ar” observada no mês em pauta.

Os destaques geralmente ficam por conta do Material Particulado (MP) e do gás Ozônio (O3), pois são os poluentes que, nos últimos anos, ainda se apresentam como problemáticos.

O objetivo do novo Boletim é auxiliar o cidadão e a mídia a terem uma leitura mais abrangente, e, no entanto, mais simples, do comportamento da qualidade do ar, resumindo de maneira didática os resultados obtidos no mês.

A forma inovadora da apresentação da situação de qualidade do ar é mais um dos esforços desenvolvidos pela CETESB para dar ampla publicidade aos dados gerados na sua rede de monitoramento da qualidade do ar, que estão também disponíveis para consulta, em tempo real, no site e no aplicativo móvel da CETESB.

Todos os boletins podem ser acessados no endereço eletrônico:
https://cetesb.sp.gov.br/ar/boletim-mensal/

Ilustração e Planejamento Visual: Kissy Harumi