Você está visualizando atualmente Balanço de dois anos do “Novo Rio Pinheiros” aponta resultados positivos

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, participou nesta quinta-feira (11) do webinar promovido pelo Instituto de Engenharia, sobre o balanço de dois anos do programa Novo Rio Pinheiros.

No encontro, foram apresentadas as ações da CETESB para monitoramento da água, licenciamento das obras de ampliação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgotos domésticos e das unidades de recuperação em razão de áreas irregulares, além do controle e fiscalização dos lançamentos de efluentes líquidos industriais.

De acordo com os registros da Companhia, que possui 22 pontos de amostragem manual e 1 ponto automático ao longo do rio, a qualidade da água vem apresentando uma melhora progressiva, especialmente no trecho conhecido como Pinheiros Superior, entre a Usina de São Paulo e Pedreira.

Para Patrícia Iglecias, “este é um importante projeto integrado de Governo, que impactará diretamente na qualidade de vida e saúde da população. Neste sentido, o monitoramento realizado pela CETESB é fundamental, de modo a garantir a efetividade dos trabalhos realizados, por meio da mensuração da retirada da carga orgânica nos trechos do Pinheiros”, destacou, acrescentando que o projeto também permitirá uma reapropriação urbana do rio, com a prática de atividades no entorno, seguindo projetos como o do Rio Sena, na França.

Além da CETESB e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, coordenadora operacional do programa, o encontro on-line contou com a participação dos diretores e presidentes da SABESP, da EMAE e do DAEE, Benedito Braga, Marcio Rea e Francisco Lodduca, respectivamente.

O secretário Marcos Penido destacou a importância do trabalho integrado durante o evento on-line. “Esse belíssimo e importante projeto começou muito antes, com o desafio de unir as secretarias de Meio Ambiente e a de Infraestrutura, para que o meio ambiente pudesse ter o braço institucional. Esse foi o primeiro desafio aplicado pelo governo para que pudéssemos, de maneira efetiva, assumir o segundo desafio, que é a revitalização do rio.”

O Programa Novo Rio Pinheiros está em andamento e já conectou 170 mil imóveis à rede de esgoto, beneficiando 507 mil pessoas, que equivale à população da cidade de Florianópolis. Por meio do desassoreamento, foram retirados mais de 15 mil caminhões de sedimentos do fundo do rio. Também estão em andamento ações para revitalização do rio, como a concessão da Usina SP, a nova ciclovia, a criação do parque linear entre outras. Para saber mais acesse:

Fotografia: José Jorge