Você está visualizando atualmente Acordo Ambiental São Paulo lança novas categorias de adesão

Acordo lançado em 2019 conta hoje com 205 empresas aderentes de diversos segmentos, associações empresariais e Municípios.

Na tarde de 22/04, Dia da Terra, foi anunciada a ampliação do Acordo Ambiental São Paulo, que inclui a participação dos Municípios e Observadores Internacionais, em webinar no canal YouTube do Governo do Estado.

O secretário executivo de Relações Internacionais, embaixador Affonso Massot, a pedido do secretário de Relações Internacionais, Júlio Serson, foi o mediador do evento e lembrou que o Acordo Ambiental de São Paulo é inspirado no Acordo de Paris. O Estado, com o apoio do governador João Doria, resolveu replicar a experiência e convidar empresas e associações empresariais a voluntariamente apoiarem a luta contra a emissão de gases do efeito estufa.

Affonso Massot agradeceu a presença dos secretários estaduais Marcos Penido, Gustavo Junqueira e Marco Vinholi, do secretário municipal Eduardo de Castro, e de Patrícia Iglecias, como, também, a participação do primeiro observador internacional do Acordo SP, Rodolfo Beltran.

O Acordo Ambiental São Paulo, criado em 2019, é uma ação voluntária em que empresas e associações empresariais assumem o compromisso voluntário de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e apoiar o esforço internacional para conter o aquecimento global nos próximos 10 anos.

Até o momento, o acordo paulista conta com 205 aderentes e, agora, o poder local – prefeituras – poderá acionar empresas e indústrias localizadas em seu território para participar do movimento.

Além disso, organizações internacionais serão convidadas e proporcionarão o incentivo ao alinhamento das políticas voluntárias propostas no âmbito do Acordo com os objetivos da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas e seus instrumentos de implementação.

Nas palavras do embaixador, em razão do êxito do Acordo, “tendo em vista em expandi-lo, a Secretaria de Relações Internacionais juntou-se à CETESB e à Secretaria de Desenvolvimento Regional na tarefa de pensar sua ampliação em nível estadual e internacional”. Assim, foram lançadas, hoje, as categorias “Municípios pelo Clima e Observadores Internacionais”, parceiros que certamente trarão contribuições para os objetivos do Acordo.

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, expôs sobre o Acordo e “da alegria de vê-lo crescer dia a dia.” Inicialmente, seu objetivo foi engajar o setor privado à agenda voluntária de redução de emissões. “Ter a adesão voluntária do setor privado comprometendo-se em reduzir emissões é algo extremamente importante para agenda no Acordo de Paris”, salientou Patrícia Iglecias.

A dirigente falou sobre a criação da Câmara de Mudanças Climáticas pela CETESB, em que representantes de diversos segmentos, como os setores sucroenergético, da indústria do vidro, das empresas de ar condicionado, do setor de gerenciamento de resíduos sólidos, entre outros, estão reunidos para fortalecer os instrumentos técnicos que embasam o Acordo.

A dirigente da Companhia Ambiental recordando as palavras do secretário-geral da ONU à época do lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, Ban Ki-Moon, citou que “a luta pela sustentabilidade será vencida ou perdida nas cidades”. “São as cidades, são os governos locais que estão próximos à realidade das empresas e que podem trazê-las para o Acordo Ambiental”, conclui a dirigente.

O secretário Marcos Penido, de Infraestrutura e Meio Ambiente, ressaltou que “as pessoas vivem nas cidades. Levar o Acordo para os municípios e gerar um aumento da consciência ambiental são iniciativas que farão esse trabalho iniciado pela CETESB ter a adesão das 645 cidades, contribuindo para a contenção de emissão de gases de efeito estufa”.

Para Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, “o Acordo Ambiental São Paulo é a vanguarda da gestão ambiental no Estado e, agora, ganha uma nova estratégia e instrumentos.”

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura e Abastecimento, ressaltou que “a agricultura é fundamental na discussão ambiental. O agronegócio está presente em todos os municípios brasileiros e será o ‘fiel da balança’ para um desenvolvimento sustentável.”

Para Rodolfo Beltran, diretor para América do Sul da Earthday e primeiro observador internacional do Acordo SP, “a iniciativa merece parabéns. Incentivar adesões voluntárias das empresas com a finalidade de conter os gases de efeito estufa é o futuro”.

Finalmente, o secretário municipal do verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro, revelou que “o município de São Paulo aderiu ao Acordo como reconhecimento da sua importância e modernidade na luta pela sustentabilidade do Estado”.

Acordo Ambiental São Paulo
cetesb.sp.gov.br/acordo-ambiental-sao-paulo/

Assista na íntegra: www.youtube.com/watch?v=z8PCQqP27pI

Texto: Cris Leite/Cris Couto
Printes: Pedro Calado
Programação visual da matéria no Site: Kissy Harumi.