Você está visualizando atualmente A mudança que precisamos na saúde e na qualidade de vida na maior cidade do Brasil

CETESB, EMAE e SABESP promovem encontro paralelo à conferência organizada pela Planetary Health Alliance e a USP – Universidade de São Paulo.

No próximo dia 28/04, quarta-feira, das 09h30 às 10h30, especialistas discutirão as ações promovidas para enfrentamento dos desafios ambientais e sobre a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Trata-se de encontro paralelo virtual ao 2021 Planetary Health Week, organizado pela EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A, SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e CETESB.

A mediação será da diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

A live será transmitida pelo Facebook.com/cetesbsp/ e YouTube.com/cetesboficial – no idioma português, sem tradução.

Na sala Zoom – link de acesso: us02web.zoom.us/j/89067034435 – haverá a tradução português/inglês e vagas para um total de 300 participantes. Serão conferidos certificados aos internautas.

Participe, faça sua inscrição antecipadamente aqui:
cetesb.sp.gov.br/the-change-we-need-in-health-and-quality-of-life-in-the-largest-city-of-brazil/

As vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com a entrada na sala de transmissão.

Os internautas poderão encaminhar suas perguntas.

Data: 28 de abril de 2021

09h30 – Abertura e Mediação

Patrícia Iglecias – diretora-presidente da CETESB

09h40 – Monitoramento Ambiental de SARS-CoV-2 na metrópole de São Paulo: suporte à vigilância epidemiológica da COVID-19 – Maria Ines Zanoli Sato – gerente do Departamento de Análises Ambientais da CETESB

09h45 – Ações que o Governo do Estado de São Paulo vem adotando para recuperar a qualidade de suas águas, tais como o desassoreamento feito pela EMAE e as ligações e URS da Sabesp – José Eduardo Bevilacqua – assistente executivo da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB

09h50 – A importância do rio Pinheiros e os dados do monitoramento da qualidade das águas – Nelson Menegon Junior – assistente executivo da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB

09h55 – Avaliação da qualidade do ar em São Paulo – Maria Lucia Guardani – gerente da Divisão de Qualidade do Ar da CETESB

10h00 – A revitalização do Rio Pinheiros como indutor da melhoria da qualidade de vida da população – Marcio Rea – diretor-presidente da EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.

10h05 – Novo Rio Pinheiros – Benedito Braga – diretor-presidente da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

10h10 – Aberto aos internautas para perguntas

10h25 – Encerramento

Marcio Rea – diretor-presidente da EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.
Benedito Braga – diretor-presidente da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Patrícia Iglecias – diretora-presidente da CETESB

Conferência Anual de Saúde Planetária

Em sua quarta edição e primeira vez na América do Sul, a conferência é organizada pela Planetary Health Alliance e a USP – Universidade de São Paulo

O Planetary Health Annual Meeting de 2021 vai ocorrer virtualmente entre os dias 25 e 30 de abril. A Universidade de São Paulo, em parceria com a Planetary Health Alliance, hospedará pela internet a edição do encontro, que contará com milhares de participantes para painéis ao vivo, palestras e entrevistas.

O evento internacional traz em 2021 o tema “Saúde Planetária para Todos: unindo comunidades para alcançar a grande transição”. Em quatro edições, é pela primeira vez realizada na América do Sul, com destaque para o Brasil e a América Latina.

Com público-alvo nacional e internacional já conta com mais de 3.000 inscritos – aproximadamente 1.200 brasileiros – e representantes de 101 países. A organização do evento espera a participação interativa de pesquisadores, profissionais da saúde, cientistas, estudantes, educadores, formuladores de políticas públicas, além de representantes de governos, empresas e da sociedade civil organizada.

Saúde planetária é uma forma de compreensão global dos maiores desafios do nosso tempo, como mudanças climáticas, poluição do ar, redução na disponibilidade de água potável, insegurança alimentar e perda de biodiversidade. A ideia é compreender e quantificar esses problemas para propor soluções transdisciplinares que contribuam para a sustentabilidade da vida humana.

A Conferência será realizada em formato virtual, interativo e gratuito, contando com tradução simultânea do inglês para os idiomas português, espanhol, francês e mandarim.

saudeplanetaria.iea.usp.br/pt/