Você está visualizando atualmente Fé e otimismo por dias melhores marcaram plantio no Mosteiro Ain Karim

Bia Doria e Patrícia Iglecias, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, plantaram mudas nativas da Mata Atlântica Brasileira em mosteiro no Vale do Paraíba.

O céu estava limpo e o sol brilhava, por algumas horas os presentes no Mosteiro Ain Karim, em 04/06, puderam esquecer os momentos incertos e dolorosos que o planeta enfrenta, em razão da pandemia causada pelo Coronavírus.

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, em companhia da primeira-dama do Estado, Bia Doria, e outras autoridades, como o prefeito de Jacareí, Izaias José de Santana, e Hélio Silva, conhecido plantador de árvores, foram recepcionados pelo padre Antônio Maria, no Mosteiro Ain Karim, no município de Jacareí, para o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica do Brasil, em comemoração a Semana do Meio Ambiente.

Com uma mesa de café da manhã ofertada pelo Padre e pelas irmãs Filhas de Maria Servas dos Pequeninos, o Sacerdote agradeceu a presença de todos e deu boas-vindas orando e cantando “Emoções”, composição de Roberto Carlos. “A emoção que eu e as irmãs estamos sentindo tenho certeza que é a mesma que Deus deve estar recebendo com a vinda de vocês neste plantio”, disse emocionado o padre Antônio Maria.

Patrícia Iglecias falou o quanto “é especial este plantio, ele é abençoado justamente por ser feito neste local, as vésperas do Dia do Meio Ambiente”. A diretora-presidente destacou a ‘parábola do semeador’ (Mateus 13) em que Jesus fala que a diferença está no solo onde as sementes serão colocadas – o solo fértil rende muito frutos. “Eu tenho certeza que o plantio feito aqui está em terra abençoada, mas, mais do que isso, nós temos que ser solo abençoado no sentido de fazermos nosso papel em prol do meio ambiente. Tenho certeza: cada um pode fazer a diferença, o meio ambiente é um presente divino ofertado para o nosso cuidado”, frisou Patrícia.

Bia Doria, artista plástica, concordou com a diretora quanto a pessoa especial do padre e do local escolhido, “um lugar bonito, maravilhoso. Eu sou interiorana e sei o quanto é importante o gosto pela árvore, pela sombra, pelas flores e pelas frutas. Enfim, parabéns por esse local e pelo plantio”, afirmou a primeira-dama

O prefeito Izaías disse estar grato pela escolha da cidade de Jacareí, pelo padre Antônio Maria, para acolher o Mosteiro. “A presença do padre e das irmãs faz de Jacareí uma cidade especial. É uma porta de acesso para o céu’’, enfatizou o prefeito.

O sr. Hélio da Silva, conhecido plantador de árvores, ressaltou sua felicidade “de estar aqui e poder semear. Quero lembrar que sem compaixão, generosidade, fraternidade e solidariedade, não temos alternativa. Vamos cultuar e plantar: o universo agradece”, ponderou Hélio.

Em seguida, o grupo conheceu a igreja onde está a imagem de Nossa Senhora do Novo Caminho, trazida de Guadalajara, no México para o Mosteiro. O padre lembrou que a pedra basilar da igreja foi retirada do túmulo de São Pedro e abençoada pelo papa Francisco. Feita a oração à Santa, os presentes encaminharam-se ao efetivo plantio. A primeira muda a ser plantada foi de Pau-Brasil (Paubrasilia echinata), espécie endêmica da Mata Atlântica.

“Que este solo possa dar resultado, que aquilo que for plantado cumpra seu objetivo, dentro do que foi planejado, mas que nós também possamos sempre frutificar, que possamos trabalhar em prol do meio ambiente, pensando não só na nossa geração, mas nas futuras”, pontuou Patrícia Iglecias.

Estiveram presentes ao local também: Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente, Carlos Amagai, secretário de Desenvolvimento Econômico, Maria Thereza Cirino, secretária de Educação, Benedicta Peixoto do Nascimento, presidente do Fundo Municipal, Maria Rita Dabkiewicz, diretora de Turismo, todos do município de Jacareí, e madre Ismailda, do Mosteiro.

Ain Karim

Ain Karim é uma pequena povoação situada a cerca de seis quilômetros a oeste da Cidade Velha, nos arredores da atual Jerusalém. Os seus edifícios de pedra clara agrupam-se nas encostas de umas colinas frondosas, onde os bosques de pinheiros e ciprestes alternam com culturas de vinhas e oliveiras, dispostas em terraços.
Parece que, na época do Senhor, era uma cidade reservada aos sacerdotes e levitas; a proximidade do Templo facilitava as deslocações para cumprir o turno de serviço que mudava cada seis meses.
De acordo com antigas tradições, era nesta localidade que se encontrava a casa de Zacarias e Isabel: para aqui se teria encaminhado a Virgem Maria quando, após ter recebido o anúncio do anjo Gabriel em Nazaré, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá (Lc 1, 39); e três meses depois, quando chegou para Isabel o tempo de dar à luz (Lc 1, 57), aqui teria nascido São João Batista. )

Parábola do Semeador (Mateus 13)

13 Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar. 2 Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia 3 Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. 4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. 5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. 6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. 8 Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. 9 Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Mosteiro Ain Karim

Mosteiro Ain Karim, construído pelo religioso padre Antônio Maria e onde ele vive, na cidade de Jacareí, no interior paulista.

Hélio da Silva: mais conhecido como plantador de árvores. Já plantou quase 30 mil árvores na cidade e uma de suas realizações é a formação do Parque Linear Tiquatira, na zona leste da capital, local de lazer e recreação.

Texto: Cristina Leite
Fotografia: Kissy