Você está visualizando atualmente CETESB apresenta no webinar do MP ações na gestão de resíduos

SIGOR e sistema MTR de rastreamento online de resíduos já trazem benefícios ao Estado de São Paulo

A CETESB participou, na segunda-feira, 14/06, do webinar promovido pela Escola Superior e o Centro de Apoio Operacional Cível do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), sobre Rastreabilidade dos Resíduos Sólidos no Estado, com transmissão ao vivo pelo YouTube, tema relevante para implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, debatido especialmente neste mês em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente.

Aberto pelo procurador de Justiça e diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, da Escola Superior do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, contou com a presença da diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; bem como de Arnaldo Hossepian Júnior, subprocurador-geral de Justiça do MPSP; Mario Augusto Vicente Malaquias, secretário especial de Políticas Cível e de Tutela Coletiva e Luiz Gonzaga Alves Pereira, diretor-presidente da ABETRE – Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes.

Patrícia Iglecias, em sua fala de abertura, traçou um histórico sobre as ações que a CETESB desenvolve na área de resíduos no Estado, com a implantação do SIGOR, uma ferramenta de gestão que auxilia no monitoramento dos resíduos sólidos desde sua geração até sua destinação final, tendo já sido instalado o módulo da construção civil; e, mais recentemente, o sistema MTR para gerenciamento online dos resíduos gerados, fruto de um acordo de cooperação entre a Abetre, CETESB e Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, assinado em 2019 durante a COP 25, em Madri.

Segundo a dirigente, o SIGOR, que nasceu em 2012 por meio de um convênio assinado com o SindusconSP, ideia esta que surgiu na Câmara Ambiental da Industria da Construção, vem sendo implantado de forma gradual nos municípios e, atualmente, já funciona em Santos, São José do Rio Preto, Catanduva, Sertãozinho, Bertioga e Bragança Paulista. “Chamo a atenção para São José do Rio Preto, onde os números são expressivos, com cerca de 13.780 CTRs (Controle de Transporte de Resíduos) emitidos e 3.379 usuários cadastrados”.

Anunciou, também, que desde que foi colocado à disposição dos usuários para cadastro e utilização, em janeiro deste ano, o SIGOR MTR já contabiliza 40.906 empresas cadastradas e 777.727 MTRs emitidos. “Este trabalho já traz benefícios a São Paulo e está sendo compartilhado com outros estados brasileiros”, ressaltou.

O detalhamento dos sistemas de gerenciamento de resíduos coube ao assistente executivo da presidência da CETESB, João Luiz Potenza, que dividiu a mesa de debates com Diógenes Del Bel, diretor setorial de Efluentes da ABETRE e Odilon Amado, diretor Regional Sul da mesma entidade, tendo como mediadora Tatiana Barreto Serra, promotora de justiça e coordenadora do CAO – Meio Ambiente.

Segundo João Potenza, desde o lançamento do SIGOR MTR, já foram respondidos mais de 15 mil emails para esclarecer os usuários sobre o preenchimento do cadastro e operação do sistema. Também foram realizados treinamentos de capacitação online e já estão previstas outros eventos virtuais para maiores esclarecimentos. O SIGOR MTR está integrado ao SINIRZ MTR, que é o sistema nacional. O próximo módulo a ser desenvolvido pela CETESB será o SIGOR Logística Reversa.

Assista à íntegra do webinar em: https://www.youtube.com/watch?v=P48y233NmYQ