Você está visualizando atualmente “CETESB de Portas Abertas” em Ilhabela

Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Companhia, esteve em reunião com o prefeito Toninho Colucci para auxiliar na busca de soluções para os problemas ambientais locais

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e os secretários Xico Graziano – Meio Ambiente e Luciane Leite – Desenvolvimento Econômico e do Turismo receberam, em 02/07, um grupo de especialistas da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, coordenado pela diretora-presidente, Patrícia Iglecias.

A pauta da reunião foi composta por três assuntos, entre eles a questão do esgoto lançado in natura em alguns pontos da Ilha, como no Morro dos Mineiros. Outro fato discutido foi o encurtamento da faixa de areia em praias, situadas principalmente ao norte do município, por fatores de erosão e maré. Finalmente, a questão de desativação do aterro municipal, que está paralisado, foi abordada.

“O programa “CETESB de Portas Abertas”, lançado na atual gestão, busca contribuir tecnicamente com soluções viáveis para os problemas ambientais das cidades do Estado. Então, estamos aqui em Ilhabela para conversar e encontrar saídas para o município”, ponderou Patrícia Iglecias.

Depois da recepção com o prefeito, a comitiva foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, em pontos da cidade que necessitam de atenção, como o bairro do Itaquanduba, a orla do Perequê e o aterro municipal.

Patrícia Iglecias orientou sobre os primeiros passos no caso do aterro, indicando a elaboração de uma proposta de encerramento do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta ao Ministério Público. “O departamento jurídico da CETESB será consultado e a Prefeitura deverá fazer um levantamento para formatar o termo de encerramento, vamos revisá-lo e, após, poderão protocolar o pedido”.

Xico Graziano falou aos presentes que, com o final da operação do aterro, a Prefeitura pretende implantar no local um Viveiro e uma Usina de Compostagem.

Para celebrar, Patrícia Iglecias e sua equipe, formada por Aruntho Savastano -assessor da Presidência, Erica Mendes – gerente da Agência Ambiental da CETESB em São Sebastião, Henrique Berganin – engenheiro, Fernando Wolmer – assessor, plantaram, em companhia do secretário Xico Graziano, algumas mudas de grumixama e de araçá-amarelo.

A Ilha

Praias, cachoeiras, montanhas. Imagine tudo isso num mesmo lugar. Assim é Ilhabela, o destino mais procurado do Litoral Norte por turistas brasileiros e estrangeiros.

Você sabia que Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélago marinho brasileiro? Isso significa que, ao contrário do que muita gente pensa, é formada não apenas por uma, mas por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes. Outra curiosidade é que, embora a ilha seja muito bela, o nome da cidade é escrito em uma única palavra: Ilhabela, e não “ilha bela” separadamente, como é comumente visto por aí.

Voltando ao arquipélago, a maior das ilhas é a de São Sebastião, onde está localizada a sede administrativa do município, com área total de 346 km2, dos quais 84% representa área de Mata Atlântica preservada e pertence ao Parque Estadual de Ilhabela.

Outras ilhas são habitadas: dos Búzios, da Vitória, dos Pescadores e das Cabras. Completam o arquipélago os ilhotes da Prainha, da Serraria, do Ribeirão (ou dos Castelhanos), da Lagoa, das Galhetas, da Figueira, Codó, Sumítica e das Cabras. (Fonte: site prefeitura de Ilhabela.)

A Agência Ambiental da CETESB que serve o município é a de São Sebastião, situada na Rua Francisco da Cruz Maldonado, nº132, Portal da Olaria, 12 – 38622300, Email: ssebastiao_cetesb@sp.gov.br.

A CETESB monitora a balneabilidade das praias do município, em 19 pontos. O usuário pode acessar as informações no site da Companhia, nos principais jornais ou baixar o aplicativo.

A população pode acionar a CETESB em caso de reclamações ou denúncias ambientais: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2020/09/11/canais-de-atendimento-da-cetesb/

Texto: Cristina Couto

Revisão: Cristina Leite

Fotos: Prefeitura de Ilhabela

Programação visual matéria no site: Kissy Harumi.