Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB, assinou Protocolo de Intenções com representantes da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e do SINDITÊXTIL-SP – Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Paulo.

Foi firmado, em 08/07, o Protocolo de Intenções sobre o Programa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS entre a CETESB, a ABIT e o SINDITÊXTIL, em evento mediado pelo gerente do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional, da Agência Ambiental, Jorge Luiz Nobre Gouveia.

Além da diretora-presidente da CETESB participaram o presidente do Conselho de Administração da ABIT, Fernando Valente Pimentel, o presidente do SINDITÊXTIL, Luiz Arthur Pacheco de Castro; o diretor de Gestão Corporativa, Clayton Paganotto, e a gerente da Divisão de Coordenação Setorial, Vivian Marrani Marques, ambos da CETESB.

Patrícia Iglecias discorreu sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados em 2015, na ONU, que atualizaram os Objetivos do Milênio, abarcando temas correlatos, como erradicação da pobreza em todas as suas formas, reconhecendo que a questão não é puramente ambiental, mas um grande desafio global no avanço do desenvolvimento sustentável.

Destacou a agenda ESG, sigla para Enviromental, Social and Governance, termo utilizado para definir um conjunto de ações empresariais sobre o meio ambiente, os aspectos sociais e a governança corporativa. “A agenda 2030, trazida pelos ODS, trabalha com um plano de ação para as pessoas, o planeta e com uma meta de prosperidade. É um trabalho amplo e um dos pontos está no ODS 17, que trata do fortalecimento das parcerias”.

Desse modo, órgãos ambientais, como a CETESB, e instituições, como a ABIT e o SINDITÊXTL, vão trabalhar não apenas com temas ambientais, mas sociais. O Protocolo de Intenções firmado vai integrar esforços para o intercâmbio de conhecimentos técnicos, científicos e troca de experiências. “Não avançaremos somente com um olhar governamental, nós temos que trabalhar em conjunto”, afirma a dirigente.

Segundo Clayton Paganotto, a “CETESB possui um alinhamento muito forte com os ODS”. Citou como exemplo o ODS 7 – Energia acessível e limpa. A Companhia tem ampliado o parque de energia fotovoltaica com instalação do sistema nas agências ambientais de Osasco e de Santo Amaro, que somados à Divisão de Laboratórios de Cubatão, têm reduzido o consumo de energia elétrica em troca do consumo de energia limpa. Em 2021, está em fase de implementação, o sistema de energia fotovoltaica para mais sete agências.

Citou ainda o ODS 06 – Água potável e saneamento e o ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis, em que a CETESB reduziu de mais de 6.000 m³ de água tratada, consumidos em 1999, para pouco mais de 976 m³, em 2020, com o uso de água pluvial, na sede.

Nas palavras do gerente Jorge Gouveia, “o protocolo de intenções é fundamental, pois fortalece as iniciativas nas quais as melhores práticas são essenciais para a caminhada em direção a um mundo melhor, compatibilizando o desenvolvimento econômico e social com a qualidade do meio ambiente”.

Vivian Marrani falou sobre a sinergia existente entre o protocolo de intenções, os ODS e os trabalhos desenvolvidos no âmbito das Câmaras Ambientais. Salientou o ODS 17, enfatizando o programa “CETESB de Portas Abertas”, que promove em especial a comunicação das ações, das boas práticas entre os setores privado e público, “construindo cada vez mais um canal de diálogo entre as partes”.

O presidente Fernando Pimentel falou sobre os ODS e a ligação com o Global Fashion Agenda – GFA – fórum líder para a sustentabilidade na moda, criado em 2016, em Copenhagen. A ABIT trabalha com uma agenda que envolve tecnologia, sustentabilidade e inovação que converge com a GFA, a qual trabalha com “vertentes mais amplas, incluindo a sustentabilidade das empresas. Essas devem ser sustentáveis econômica e financeiramente para que possam ser viáveis ambientalmente no que projetam e trasbordam para a sociedade”.

O GFA estabelece oito pilares: rastreabilidade, combate às mudanças climáticas, redução de insumos, ambientes de trabalho seguros e respeitosos, utilização de matérias-primas renováveis, moda circular, agenda 4.0, melhor rendimento e remuneração que interagem, em especial, com os ODS 5,8, 9, 12 e 17. Para Pimentel, o grande desafio da indústria têxtil é atender a uma demanda crescente de consumidores – 7 bilhões e meio de pessoas no mundo que chegará a mais de 9 bilhões, em 2050, “deverão serem vestidas de uma maneira adequada”. E conclui que isso “será uma tarefa coletiva”.

O presidente Luiz Pacheco, falando sobre as expectativas do Protocolo de Intenções, salienta que vê “um reconhecimento ao setor têxtil, que já foi considerado há muitos anos como poluente e que não cuidava das águas, do ar e do solo. O propósito do SINDITÊXTIL hoje é promover a competividade global de forma sustentável e muitas das empresas afiliadas estão interessadas em participar, voluntariamente”.

Finalizando o evento, a diretora Patrícia Iglecias agradeceu ao setor por ter aderido à ideia. Reforçou a iniciativa do programa CETESB de Portas Abertas, uma ação conjunta com vários setores que tem possibilitado eficiência no licenciamento. Ressaltou que o “Protocolo de Intenções” é o começo de um trabalho que será, sem dúvida, exitoso”.

O Protocolo de Intenções sobre o Programa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com setor têxtil é o segundo assinado. O primeiro foi firmado, em 07/06, com a ABICLOR – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados. As assinaturas dos dois protocolos de intenções cumprem um dos objetivos previstos no Plano de Negócios da CETESB, para 2021.

Texto: Cris Leite
Printes: José Jorge
Programação da matéria na página do site: Kissy Harumi.

Íntegra da live disponível em:

Matéria relacionada: