Você está visualizando atualmente Motoristas de veículos movidos a diesel recebem orientações de técnicos da CETESB

A ação educativa voltada ao controle de emissão de fumaça preta ocorreu no Terminal Intermodal de Cargas – TICLOG, em Campinas

Foi realizada, em 28/7, a segunda campanha de conscientização dos motoristas de veículos a diesel promovida pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, no Terminal Intermodal de Cargas – TICLOG, em Campinas.

Mesmo com chuva, os técnicos efetuaram quatro medições de opacidade e uma medição de Arla 32 – produto líquido à base de ureia utilizado para controlar óxidos de nitrogênio em veículos fabricados a partir de 2012.

As medições têm caráter voluntário e educativo. Caso o veículo apresente alguma irregularidade, o motorista é orientado a procurar uma oficina para realizar a regulagem correta do motor.

O gerente da Divisão de Emissões Veiculares, Vanderlei Borsari afirma que a chuva impactou os números de veículos testados. “Mesmo assim, a avaliação geral é positiva porque a ação despertou interesse dos condutores que circulavam no TICLOG, contribuindo para a disseminação de informações sobre a importância da correta manutenção dos veículos e da preservação da qualidade ambiental.”

A CETESB realiza campanhas educativas no período de inverno por ser uma época marcada pela falta de chuvas e de ventos, fatores meteorológicos que ajudam a dispersar os poluentes. A ausência dessas condições climáticas, somada à ocorrência de inversão térmica, faz com que os poluentes fiquem mais concentrados no ar, prejudicando a saúde das pessoas.

Segundo técnicos da agência ambiental, a falta de regulagem do motor provoca aumento da emissão de poluentes pelos escapamentos, maior consumo de combustível e diminui a sua vida útil, entre outros prejuízos.

“A colaboração de todos é fundamental para manutenção de um mundo sustentável. Neste momento crítico para saúde pública, enfrentado pelo mundo, temos de investir na educação ambiental”, avalia a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

A campanha de hoje contou com a parceria da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo – Fetcesp, do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região – Sindicamp e do TICLOG.

Texto: Cris Olivette
Fotos: Pedro Calado
Revisão: Cris Leite
Programação da matéria no site: Kissy Harumi