Você está visualizando atualmente Bragança Paulista recebe capacitação na gestão de resíduos sólidos

Durante cinco dias, o treinamento online tratou da implantação do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos SIGOR – Módulo de Construção Civil.

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Bragança Paulista receberam, em julho, treinamento e capacitação da CETESB para implantarem o SIGOR – Módulo Construção Civil, o sistema estadual de gerenciamento online de resíduos sólidos desenvolvido pela agência ambiental paulista, que auxilia no monitoramento da gestão dos resíduos inertes da construção civil, da geração até a destinação final.

Em razão das restrições impostas pela pandemia, as capacitações presenciais foram suspensas na CETESB e os treinamentos aos municípios são feitos por meio de videoconferência. Em Bragança Paulista, os cinco dias de capacitações contaram com a participação da técnica do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais, Laura Maria Lima Silveira.

Para a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, “a ferramenta propicia o gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos em todo o estado. Implantada sem custos para as prefeituras, permite a rastreabilidade dos resíduos e colabora no trabalho de fiscalização e gerenciamento, bem como auxilia a elaboração do Sistema Declaratório solicitado pela Política Estadual de Resíduos Sólidos”.

De acordo com a resolução CONAMA nº 307/2002 – e suas alterações -, os municípios são responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, o qual deve, entre outros, disciplinar as responsabilidades dos geradores, transportadores e áreas de destinação, além da implantação das ações sob sua responsabilidade. Com o sistema de gerenciamento online desenvolvido pela CETESB, a expectativa é que haja a diminuição do descarte irregular de resíduos da construção civil.

“Fico feliz pela implantação do SIGOR em Bragança Paulista, por ser uma ferramenta de gestão de resíduos importante e eficaz, disponibilizada não só para as prefeituras como para os geradores, transportadores e as áreas de destino, que terão os seus CTRs – controle de transporte de resíduos – rastreados desde o momento da geração, transporte e destinação dos resíduos para locais ambientalmente adequados e licenciados”, comentou João Luiz Potenza, assistente executivo da Presidência da CETESB e coordenador do SIGOR.

Concluído o treinamento, a coordenação do SIGOR espera que a prefeitura de Bragança Paulista dê início, em breve, à operação, para avaliar eventual necessidade de ajustes.

Texto: Renato Alonso
Revisão: Cris Leite
Printes: João Luiz Potenza
Programação da matéria no site: Kissy Harumi.