Você está visualizando atualmente Cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo visita a CETESB

Representantes do Consulado Americano estiveram na central telemétrica de monitoramento da qualidade do ar e na estação de monitoramento automático de Pinheiros

O cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, foi recebido, em 19/08, pela diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias. Ele esteve na sede da Companhia acompanhado de Luke Greicius, cônsul para assuntos econômicos, e Jason Green, diretor do departamento de cultura e imprensa. Pela CETESB, os diretores Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental, e Clayton Paganotto, de Gestão Corporativa, e a gerente do Departamento de Cooperação Institucional e Internacional, Fátima Carrara, acompanharam a recepção aos representantes norte-americanos.

David Hodge participará da abertura de evento virtual, no início de setembro, para comemorar a longa parceria da agência ambiental paulista com a EPA – agência ambiental dos Estados Unidos. Empossado recentemente David Hodge é diplomata de carreira, serviu várias vezes no Brasil, com início de sua carreira no Rio de Janeiro, em 1992, depois na Embaixada em Brasília, como adido de Meio Ambiente.

Patrícia Iglecias frisou que trabalhos importantes foram realizados pela CETESB com o apoio técnico da agência norte-americana, como no caso da cava subaquática de Santos. A dirigente fez observações sobre a importância do papel dos governos subnacionais, dos quais foi representante em evento da ONU – Organização das Nações Unidas, em 2016, à época do lançamento da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quando era secretária paulista do Meio Ambiente.

Falou brevemente dos avanços significativos no estado nos últimos anos, destacando o Acordo Ambiental São Paulo, para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, criado em 2019, com participação voluntária das empresas, que deverão chegar a mais de 500 adesões nos próximos dias.

O cônsul americano reconheceu a importância dos estados, ao lado da atuação federal, e chamou a atenção para o fato de que o governo Biden tem se dedicado às questões ambientais, em especial a adaptação às mudanças climáticas, que serão o tema principal do evento de setembro.

Telemétrica

Na central telemétrica de qualidade do ar, que se localiza na sede da Companhia, no bairro de Pinheiros, os visitantes e diretores da CETESB foram recebidos pelos gerentes do setor de Telemetria, Almir Oliveira da Silva, da Divisão de Qualidade do Ar, Maria Lúcia Guardani, e do Departamento de Qualidade Ambiental, Maria Helena Martins.

Além de conhecer os dois locais que são considerados cartões de visita da Companhia, ouviram explicações sobre o funcionamento da central, assim como da estação automática de monitoramento de Pinheiros, que fica instalada ao lado.

Conforme lembrou Lúcia Guardani, “a Companhia conta com 63 estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar no estado e, neste tema, a EPA contribuiu com a Companhia desde o início dos trabalhos, sendo que a CETESB inclusive possui um “link” no site da agência norte-americana.”

Texto: Mário Senaga
Revisão: Cris Leite
Fotografia: José Jorge
Programação da matéria no site: PPSM