Você está visualizando atualmente Encontro discute a retomada do crescimento econômico

Diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, destacou os avanços da Companhia na conservação ambiental sem prejuízo ao crescimento econômico, servindo de parâmetro para agências de outros estados brasileiros

O FOPA – Fórum Paulista de Desenvolvimento 2021 foi realizado, em 31/08, via YouTube, com o objetivo de discutir e debater programas de governo, ações empreendedoras, resultados, planos e projetos para os próximos anos e, principalmente, a educação como instrumento de garantia continuada do desenvolvimento econômico e social.

A abertura oficial foi presidida pelo Governador do Estado de São Paulo, João Doria, que felicitou os participantes e desejou sucesso e muito trabalho. A manhã foi repleta de painéis, palestras, aulas magnas, debates e depoimentos, feitos por secretários estaduais, prefeitos, deputados, dirigentes e empresários, entre eles, o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, falou sobre o tema Sustentabilidade, um dos 35 painéis programados. A dirigente destacou o Fórum edição de 2021 como meio de conectar os setores público e privado, dando destaque ao momento em que divulgar casos de sucesso é um incentivo para retomada econômica.

“A CETESB em seus 53 anos impulsionou a luta pela sustentabilidade no Estado. São Paulo é um exemplo de proteção ao meio ambiente sem apresentar obstáculos às atividades econômicas. Ao contrário, podemos dizer que é o Estado mais industrializado e populoso da nação, apresenta legislação restritiva, mas avança no licenciamento ambiental, com rapidez, eficiência e êxito, principalmente, nos dois últimos anos”, frisou.

Políticas públicas

Para Patrícia Iglecias, em termos práticos, nenhuma lei é suficientemente eficaz se não for convertida em políticas públicas e apoiada pela sociedade. “Acredito em pessoas e a população tem transmitido uma mensagem clara no sentido de não tolerar a má administração dos recursos ambientais. Precisamos reforçar o papel dos governos locais e São Paulo é um exemplo nas ações sustentáveis”.

A CETESB, na década 1970, desenvolvia atividades de controle de empresas potencialmente geradoras de poluição, com excelência, por isso foi escolhida como Centro Regional de Estocolmo sobre Poluentes Persistentes para a América Latina e Caribe. “A Agência Ambiental Paulista se converteu em modelo de capacitação, transferência de tecnologia e inovação de parâmetros ambientais. Hoje, ela é um guia para as agências de outros estados brasileiros”, ponderou Patrícia Iglecias.

Sucesso ambiental

O Programa Nascentes, criado em 2015 pela CETESB e a Secretaria do Meio Ambiente, é um símbolo da atuação conjunta entre os órgãos do poder público e privado. Com a otimização dos recursos ambientais, com maior ganho, viabilizou a recuperação de 22 mil hectares, com 38 milhões de mudas plantadas.

A dirigente da CETESB enfatizou a importância do Acordo Ambiental SP, lançado pela Companhia em novembro de 2019, com o objetivo de incentivar empresas, entidades e municípios paulistas a assumirem compromissos voluntários para a redução de gases de efeito estufa, incluindo melhorias na eficiência do uso dos recursos hídricos e energéticos.

Conforme Patrícia Iglecias, desde o lançamento do programa, houve a adesão de centenas de empresas, rumo à economia de baixo carbono, com soluções inovadoras. “Sempre estimulei a participação das instituições públicas nas quais atuei, como à frente da Secretaria do Meio Ambiente e da CETESB, assim como da Superintendência da Gestão Ambiental da USP, no sentido de unir e cumprir as parcerias preconizadas pela ONU- Organização das Nações Unidas. O Fórum da FOPA é um exemplo de que isso pode acontecer”, finalizou.

O Fórum

O FOPA nasceu com a ideia de fomentar os temas importantes para o “Plano de Desenvolvimento Econômico – PDE” do governo do Estado de São Paulo. O 3º Fórum foi organizado pela GCSM e empresários – entidade que visa incrementar discussões relevantes entre os empreendedores em âmbito global.

Mais informações:

Texto: Rosely Ferreira