Você está visualizando atualmente Diretor do BIREME visita a CETESB

Possibilidade de cooperação técnica fez parte da conversa com a diretora-presidente da Companhia

O diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde BIREME – centro especializado da OPAS/OMS -, Diego González Machin, visitou, em 15/09, a sede da CETESB, onde foi recebido pela presidente da Companhia, Patrícia Iglecias.

Entre outros assuntos, eles conversaram sobre a possibilidade de cooperação técnica entre as duas importantes e antigas instituições – o BIREME tem 54 anos de existência e a CETESB, 53 – visando ao desenvolvimento de um repositório institucional e glossário, considerando a necessidade da agência ambiental paulista e a experiência do centro latino-americano e do Caribe em projetos similares.

O representante do BIREME fez menção à plataforma que a OPAS/OMS – Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde – está desenvolvendo para registros de boas práticas em ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável -, assim como recepcionar casos de sucesso, em especial, os relacionados ao ODS 3, referente a saúde e bem-estar.

Exemplos de contribuição da CETESB para essa plataforma, conforme o gerente do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional da Companhia, Jorge Gouveia, que ao lado da gerente do Departamento de Cooperação Institucional e Internacional, Fátima Carrara, acompanharam a visita do Dr. Diego Machin, seriam os protocolos de intenções assinados pela CETESB recentemente, em junho e julho últimos, com a Abiclor – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados e a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, envolvendo os ODS.

O BIREME é conhecido por seu nome original Biblioteca Regional de Medicina -biblioteca virtual -, sendo um centro especializado da OPAS / OMS orientado à cooperação técnica em informação científica em saúde, com sede na cidade de São Paulo.

Texto: Mario Senaga
Fotos: José Jorge
Revisão: Cris Leite