Homenagem aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em evento organizado pelo Fórum das Américas e pelo Global Council of Sustainability & Marketing.

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, foi uma das homenageadas na solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Francisco Clementino de San Tiago Dantas – “Jurista do Século” -, em 01/10, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo. O evento foi organizado pelo Fórum das Américas e pelo Global Council of Sustainability & Marketing.

Francisco Clementino de San Tiago Dantas foi jornalista, advogado, professor e político brasileiro. Ficou conhecido por sua atuação como chanceler e ministro da Fazenda do governo de João Goulart (1961-1964). Suas aulas, na Faculdade Nacional de Direito – da Universidade Federal do Rio de Janeiro -, na década de 40, foram taquigrafadas pelo estudante Victor Bourhis Jürgens e são referência no estudo do direito civil brasileiro.

Patrícia Iglecias é, também, professora de Direito Civil da Faculdade do Largo São Francisco – da Universidade de São Paulo – e foi contemplada por sua contribuição ao meio ambiente e sustentabilidade. Recebeu a medalha pelas mãos do governador João Doria, do presidente do Fórum das Américas, Mario Garnero e do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa. O evento teve a mediação do presidente do GCSM, Agostinho Turbian.

Conforme a dirigente da agência ambiental paulista ressaltou, San Tiago Dantas, além de destaque na área de relações internacionais, foi um civilista respeitado e escreveu o livro “O Conflito de Vizinhança e sua composição”, tratando da interface entre atividades industriais e residenciais. “É considerado um precursor das questões atinentes à proteção do meio ambiente urbano, razão pela qual é uma honra receber essa medalha e tal distinção”, assinalou.

Outros homenageados foram o ministro do STF – Supremo Tribunal Federal, Antonio Dias Toffoli; Arnold Wald, professor, escritor e um dos mais importantes juristas do país; Paulo Dias de Moura Ribeiro e Luís Felipe Salomão, ministros do STJ – Superior Tribunal de Justiça; Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional; Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB-SP; Henrique de Almeida Ávila, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça; Luiz Flavio Borges D´Urso, presidente da ABDCRIM; e Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB.

Na cerimônia, Patrícia Iglecias estava acompanhada do advogado Dorival Iglecias, seu pai.

Texto: Mário Senaga
Fotografia: José Jorge.