Você está visualizando atualmente Protocolo de Intenções é destacado em Encontro de Distribuição e Transporte Seguro

O Encontro 2021 da Indústria de Cloro-Álcalis ocorrido virtualmente abordou o Protocolo de Intenções sobre os ODS assinado com a CETESB

Em 12/11 último, foi realizada a edição 2021 do Encontro Anual de Distribuição e Transporte Seguro da Indústria de Cloro-Álcalis. Coordenado pelo diretor executivo Martim Afonso Penna e com as boas-vindas do presidente do conselho diretor Maurício Russomanno, da Abiclor – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados, o evento contou com a presença da diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

A presidente ressaltou a importância do Protocolo de Intenções sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS celebrado entre a CETESB e a Abiclor, representante do primeiro setor a aderir a esse protocolo.

Firmado em 07/06, o protocolo visa trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado de São Paulo, instituindo voluntariamente metas de redução de impactos ambientais decorrentes dos processos produtivos e da prestação de serviços das empresas associadas à entidade.

“Nós sabemos que, para além daquelas exigências de comando e controle, nós podemos avançar muito mais com o que se constrói, em conjunto, com os setores. E é isso que a CETESB, na atual gestão, tem procurado fazer”, comentou a dirigente.

Para ela, o Protocolo de Intenções celebrado está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e alinhado também com o programa CETESB de Portas Abertas, “reforçando o que entendemos como o papel da agência ambiental paulista, de ser não apenas um órgão licenciador e fiscalizador, mas daquele que busca um esforço comum com o setor produtivo na promoção da real sustentabilidade”.

A Abiclor foi escolhida para ser a primeira a assinar o Protocolo porque representa a indústria de cloro-álcalis comprometida em trabalhar voluntariamente dentro dos mais elevados padrões de segurança, saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. A contribuição do setor ao país vai além de geração de empregos, renda e tributos. Os produtos do setor são fundamentais para a melhoria das condições de higiene e redução de doenças de veiculação hídrica.

As diretrizes da indústria de cloro-álcalis estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e com aqueles identificados pela CETEB, em especial, com o número 6: Água potável e Saneamento.

Este Protocolo é fundamental para uma construção conjunta, já com vistas a uma retomada econômica pós-pandemia, com criatividade e inovação, para uma “retomada verde” em prol do desenvolvimento equilibrado e sustentável, “engajando o setor produtivo e, em especial, o de álcalis”, ponderou a presidente.

Assista à íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=xovXNnS3BWY

Texto: Cris Leite
Printes: Pedro Calado

Matérias relacionadas

CETESB e ABICLOR firmam protocolo para redução de impactos ambientais no processo produtivo

Setor Têxtil e CETESB assinam protocolo sobre ODS criados na ONU