Você está visualizando atualmente Alesp anuncia programa ambiental e adesão ao acordo de combate às mudanças climáticas

Na cerimônia, a Alesp assinou o termo de adesão ao Acordo Ambiental São Paulo, que conta hoje com 1346 aderentes

O programa ambiental Alesp Preserva, com ações para neutralizar a emissão de carbono, reduzir o uso da água e do papel, e investir em energia solar, foi divulgado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na quinta-feira, 18/11.

O presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, esteve a cargo da abertura da cerimônia, que contou com a presença do primeiro-secretário da Alesp Deputado Luiz Fernando, do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido e da diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

O deputado Carlão Pignatari ressaltou “ser um dia especial para Assembleia Legislativa. O parlamento paulista está tomando atitudes para a preservação ambiental e combate às mudanças climáticas. São medidas que todos juntos, deputados e deputadas, podem fazer para economia do dinheiro público e conservação do meio ambiente”.

O deputado Luiz Fernando destacou “o trabalho que a Casa vem fazendo, uma série de medidas, com colaboração de todos os parlamentares, se posicionando frente ao momento que todos vivemos”.

Patrícia Iglecias saudou a Assembleia Legislativa e enfatizou a alegria em participar desse programa da Alesp. “Temos a oportunidade nesta data de participar desse programa e, em especial, de contar com a adesão da Alesp ao Acordo Ambiental São Paulo, criado em 2019, seguindo o modelo do Acordo de Paris, entendendo que os governos subnacionais, como o Estado de São Paulo, têm um papel fundamental a desempenhar no avanço da agenda do clima”.

O Acordo São Paulo, hoje, conta com 1346 aderentes voluntários, “um avanço muito grande. Matérias da imprensa têm mostrado a importância do acordo fazendo referências a ele como sendo o acordo que o Brasil precisa”, ressalta Patrícia e acrescenta que “com muita satisfação que recebemos a adesão da Alesp”.

O Acordo, que une iniciativas de grandes e pequenas empresas, com o apoio técnico da CETESB, reflete a visão do Estado de São Paulo, mantendo seu protagonismo como indutor de políticas públicas. “A CETESB, em seu programa de Portas Abertas, está à disposição para atender às várias esferas de decisão, em prol da sustentabilidade e do meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme preconiza o artigo 225, da Constituição Federal”, finaliza a dirigente.

Marcos Penido mencionou que os compromissos assumidos pelo Governo do Estado permitiram que São Paulo levasse à COP 26 uma pauta de sustentabilidade de ponta. “Esse momento, aqui na Assembleia, a casa do povo, é perfeito para mostrar esse projeto, um exemplo do que é possível ser feito”, enfatizou o secretário.

Patrícia Iglecias entregou ao presidente da Casa uma edição do “Acordo Ambiental São Paulo – 56 cases de Sucesso”, publicação lançada em Glasgow, durante a COP 26, coordenada pela CETESB, que retrata iniciativas de empresas paulistas no combate à emissão dos gases de efeito estufa, que servem de exemplos a outros empreendedores.

Na cerimônia, estiveram presentes diversas autoridades, com destaque para os deputados Ricardo Madalena, Coronel Nishikawa e a deputada Damaris Moura.

Patrícia Iglecias entrega a publicação do Acordo Ambiental SP ao deputado Carlão Pignatari
A presidente da CETESB fala aos presentes
A presidente da CETESB fala aos presentes
A presidente da CETESB com as demais autoridades

Texto: Cris Leite
Fotos: Pedro Calado