Você está visualizando atualmente Hospital Albert Einstein aceita convite para aderir ao Acordo Ambiental São Paulo

Em visita à CETESB, a Sociedade Beneficente Hospital Albert Einstein foi convidada a aderir ao Acordo Ambiental São Paulo. “Convite feito, convite aceito”, respondeu o CEO do hospital.

Na manhã de hoje, 25/11, em visita à CETESB, o CEO da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, o médico cirurgião Dr. Sidney Klajner, acompanhado da engenheira ambiental Claudia Defendi, se reuniu com a diretora-presidente Patrícia Iglecias, com o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental Carlos Roberto dos Santos, os gerentes Maria Inês Zanoli Sato, do Departamento de Análises Ambientais, Maria Lúcia Guardani, da Divisão de Qualidade do Ar, Fátima Carrara, do Departamento de Cooperação de Institucional e Internacional, e Jorge Luiz Nobre Gouveia, do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional.

Dr. Klajner explanou sobre o Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Albert Einstein “que norteia as ações de sustentabilidade e permitiu nossa adesão aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme expostos pela ONU”. Segundo o médico, são as ações desse Comitê, entre elas, as voltadas ao viés das mudanças climáticas, que motivaram a visita à CETESB.

O Plano Diretor do Einstein, desde 2005, antes de se falar de agenda ESG – environmental, social and governance, já trabalhava com o selo “green building” e aspectos de gestão ambiental, como água, energia, resíduos, efluentes e emissões. “E dentro desse escopo, o Comitê começou a discutir como as alterações climáticas impactam a saúde”, complementou Dr. Klajner.

A diretora-presidente ressaltou a importância da agenda dos ODS da ONU, “que conseguiu congregar todos os elementos para uma real sustentabilidade. A OMS – Organização Mundial da Saúde também pontua isso, com o conceito de saúde ambiental. Há um foco em se trabalhar políticas públicas de prevenção, para que não haja dispêndio de recursos públicos.” enfatizou a diretora.

Patríca Iglecias comentou das muitas possibilidades de sinergia entre os dois órgãos. “Há janelas de oportunidades para trabalhos realizados na Escola Superior da CETESB, como no repasse de conhecimentos e de pesquisas conjuntas nos laboratórios”, afirmou a dirigente.

Falando a respeito do Acordo Ambiental São Paulo lançado, em 2019, pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Relações Internacionais e de Infraestrutura e Meio Ambiente, concebido e coordenado tecnicamente pela CETESB, em que entidades, pequenas e grandes empresas, aderem voluntariamente o compromisso de reduzirem as emissões de gases de efeito estufa, a dirigente enfatizou “o Einstein possui várias iniciativas, teria muito a acrescentar ou demonstrar no âmbito do Acordo Ambiental São Paulo”. “Fica aqui o convite”, verbalizou Patrícia Iglecias.

“Seria ótimo compartilhar experiências e expertises. O convite está aceito”, finalizou Dr. Sidney Klajner.

Depois da reunião, o Dr. Klajner e a engenheira Cláudia foram recepcionados em uma visita aos laboratórios e pelo Setor de Telemetria da Companhia.

A reunião teve a participação de especialistas da CETESB.
Dr. Klajner e Patrícia Iglecias.
Estação de avaliação da Qualidade do Ar da CETESB.
Visita aos laboratórios da CETESB.

Texto: Cristina Leite
Fotos: Pedro Calado.