Você está visualizando atualmente 30 anos de parceria bem-sucedida

Representante da Jica Moçambique visita CETESB e aborda possibilidade de cooperação triangular entre agência ambiental, Jica e instituições de Moçanbique

O representante residente da JICA, Agência Japonesa de Cooperação Internacional, do escritório de Moçambique, Chiaki Kobayashi, visitou a CETESB, no último dia 24/11.

Foi recebido pela gerente do Departamento de Cooperação Institucional, Fátima Carrara, pelo gerente do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional, Jorge Gouveia, pelo assistente executivo da Presidência Antonio Falco Jr., e pelo assessor Marcelo Ogawa, os quais, em nome da diretora-presidente Patrícia Iglecias, reafirmaram a vocação da CETESB para trabalhar em parcerias e buscar diferentes formas de cooperação técnica e financeira.

A visita abordou possibilidades de um trabalho triangular entre CETESB, JICA e instituições de Moçambique, especialmente, a Agência Nacional para o Controle da Qualidade Ambiental – AQUA. Os representantes da CETESB salientaram que a empresa tem mantido contato com o representante da Agência de Moçambique e nesse ano concedeu bolsas para participação de interessados em treinamentos online sem custo.

Foi destaque a importância da parceria entre a JICA e a CETESB que, ao longo de todos esses anos, possibilitou a transferência de conhecimentos e construção de capacidades do Japão para a CETESB e da Companhia Ambiental para outros estados do Brasil, países da América Latina e da África de Língua portuguesa.

A colaboração entre a CETESB e a JICA, em seus 30 anos, apresenta resultados em diversos programas e projetos na área de controle da poluição e monitoramento da qualidade ambiental no Estado de São Paulo.

O encontro contou, também, como a participação de Ryo Ishiguro, da JICA.