São Paulo é representado no Planet Budapest 2021

Durante o evento, que teve a participação da diretora – presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, foram debatidos temas como gestão sustentável da água, produção de alimentos, gestão de energia, resíduos sólidos e transporte.

Realizado entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro de 2021 o Planet Budapest 2021 Sustainability Expo and Summit reuniu chefes de estado e de governo, renomados especialistas de organizações internacionais e representantes do mundo científico e empresarial para discutir respostas viáveis aos desafios do desenvolvimento sustentável.

A abertura foi realizada pelo presidente da Hungria, János Áder, e contou com a presença de outros líderes regionais. A cerimônia de gala foi prestigiada com a performance da orquestra húngara Budafok Dohnányi, regida pelo maestro e tenor espanhol Plácido Domingo.

Além de acompanhar a intensa programação do evento, que contou com a participação do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, a diretora-presidente da CETESB fez parte do painel sobre eficiência e segurança energética, discutindo com outros líderes como as diversas fontes de combustíveis são capazes de impactar a geopolítica.

Patrícia Iglecias foi questionada sobre as lições que o Estado de São Paulo tem para apresentar aos demais governos subnacionais e resumiu o trabalho da CETESB em uma palavra: eficiência.

Entre os demais temas apresentados pela dirigente destacaram-se os avanços do setor sucroenergético, a experiência da CETESB com o Acordo Ambiental SP, e o trabalho técnico da companhia para transformar o problema dos resíduos sólidos em solução, incluindo a recente Decisão de Diretoria nº 035/2021/P.

O evento também propiciou a realização de reuniões com destacadas instituições da Europa Central visando estabelecer possíveis acordos de cooperação em áreas de interesse da CETESB.

Chefes de estado e de governo, especialistas de organizações internacionais, representantes do mundo científico e empresarial

Representantes do mundo científico e empresarial

Orquestra húngara Budafok Dohnányi, regida pelo maestro e tenor espanhol Plácido Domingo

Caroline Marques Leal Jorge Santos e Patrícia Iglecias.

Texto/Fotografia: Caroline Marques Leal Jorge Santos