Você está visualizando atualmente Acordo entre CETESB, Amlurb, Abetre e Green Platforms contribuirá para o controle dos resíduos sólidos

Assinatura do acordo, que utilizará a ferramenta digital Web-Service, ocorreu na sede da Companhia Ambiental

Representantes da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, da Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, da Abetre – Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes e da Green Platforms, empresa especializada em gerenciamento de dados, assinaram, em 14/12, um Acordo de Cooperação Técnica para controle dos resíduos sólidos.

O objetivo é o estabelecimento de cooperação para integrar os sistemas SINIR/MTR, SIGOR/MTR e CTRe/AMLURB, por meio de ferramenta digital denominada Web-Service. “A interligação dos sistemas será benéfica para o país e, de modo particular, para o Estado e a cidade de São Paulo, tratando-se de ferramenta essencial para o exercício das atividades de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos”, destacou a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

Além dela, estiveram presentes à assinatura do acordo, no gabinete da Presidência da Companhia, em São Paulo, o diretor de Avaliação de Impacto Ambiental, Domenico Tremaroli; o presidente substituto da Amlurb, Mauro Haddad Nieri; o presidente da Abetre, Luiz Gonzaga; e o diretor-presidente da Green Platforms, Francisco Rego. O coordenador da integração representando a agência ambiental paulista será o assistente executivo e gerente do departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais, João Luiz Potenza.

Para a efetivação do acordo, considerou-se, entre outros, que a Green Platforms e a Abetre já mantêm acordo de cooperação técnica; a Amlurb dispõe de um sistema de rastreamento de transporte de resíduos para Grandes Geradores, denominado CTRe, desenvolvido com a Green Platforms; a Abetre é a proprietária e a responsável pelo sistema MTR Nacional, que se encontra disponibilizado no SINIR e seu uso passou a ser obrigatório a partir de 01/01 deste ano. A cooperação terá a duração de dois anos, podendo ser prorrogado.

Todos os presentes foram unânimes em afirmar que a integração será essencial para consolidar as cooperações mútuas entre as entidades envolvidas, gerando dados relevantes e a transparência necessária ao tema e que o momento é oportuno para tal finalidade e esforços conjuntos.

O presidente da Abetre, Luiz Gonzaga, celebrou mais esse passo dado, dizendo que se trata de “mais um avanço com o MTR, com a Amlurb assinando o Acordo para integração ao sistema. A Abetre agradece o esforço”.

Por seu lado, o presidente da Plataforma Verde, Francisco Rego, afirmou que “o Governo de SP, por meio da CETESB, está a passos largos em busca da disrupção ao criar uma cooperação técnica entre Governo Estadual, Municipal, associação privada e “startup”, em um desenvolvimento de integração tecnológica entre esses entes em busca de digitalização e transparência”.

O dirigente da Amlurb, Mauro Haddad, também ressaltou esse feito inédito: “A integração dos sistemas municipal, estadual e federal do ponto de vista institucional contribui substancialmente para os controles de gestão, sendo também importante ferramenta de planejamento, objetivando a qualidade de vida das pessoas”.

João Potenza concluiu: “Foram realizadas inúmeras reuniões com os técnicos da CETESB, Amlurb, Abetre e da Plataforma Verde, para discutir como será a integração dos sistemas SINIR/MTR, SIGOR MTR e CTRE/AMLURB, o que facilitará a operação dos sistemas pelos usuários”.

João Potenza comenta alguns detalhes dos preparativos para a assinatura
Dra. Patrícia Iglecias (ao centro), ladeada pelos participantes da reunião

Texto: Mário Senaga