“Foram mais de 60.000 solicitações atendidas de licenciamento ambiental. O desempenho excepcional se deve ao esforço e à dedicação do corpo técnico da casa, que mesmo num período conturbado, como o da pandemia, superou a meta de atendimento às solicitações de licenciamento ambiental”, comemorou Patrícia Iglecias.

Em reunião realizada hoje, 03/01, na sede do Governo Paulista, a primeira do ano do secretariado, com a presença do governador João Doria, a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, comemorou o desempenho da Companhia Ambiental, com destaque para a ultrapassagem de 60 mil solicitações atendidas de licenciamento ambiental no ano passado.

O balanço de 2021 reflete uma CETESB criteriosa, técnica e centrada na agilidade, compromisso assumido pela atual gestão de Governo, com um aumento de 21,1% de produtividade comparado à gestão anterior.

Foram viabilizados inúmeros investimentos, com a concessão de 146 licenças com Avaliação de Impacto Ambiental. No total, foram emitidos 117 pareceres para definição de estudos necessários ao licenciamento ambiental, além de 107 pareceres de Aprovação de Viabilidade Técnica em apoio ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

A Companhia liberou 354 pareceres técnicos para reutilizações de áreas contaminadas, com 243 Termos de Reabilitação emitidos no ano. Hoje, o estado de São Paulo dispõe de 78% de áreas aptas para uso ou com solução aprovada.

Para Patrícia Iglecias, a atual Diretoria em conjunto com o corpo funcional luta por padrões de excelência para os serviços prestados aos usuários e à população em geral. “A CETESB é um centro de referência nacional e internacional, no campo ambiental e na proteção da saúde pública. São 53 anos de trabalho pela sustentabilidade”, destacou.

A CETESB mantém o papel de liderança na implantação de políticas públicas ambientais disseminadas no país, relacionadas direta ou indiretamente com os ODS- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável protagonizados pela ONU – Organização das Nações Unidas. A Companhia segue um novo modelo de gestão que leva a marca “CETESB de Portas Abertas”.

Por meio da Célula de Inteligência implantada pela Presidência da Companhia, foi possível, por exemplo, chegar à marca de 60.080 pedidos de licenças analisados no ano de 2021, com uma média de 221 solicitações atendidas por dia útil.

Com a análise e aprovação dos estudos e licenças ambientais feitos pelos técnicos da Companhia, houve um aporte de investimentos significante para o Estado, com a implantação de projetos de terminais rodoviários, ferrovias, hidrovias, linhas de metrô, rodovias, usinas termelétricas, gasodutos e linhas de transmissão, entre outras obras de grande vulto, com reflexos diretos na qualidade de vida, na economia e no aumento de oferta de empregos no mercado de trabalho paulista.