Você está visualizando atualmente CETESB e TCE renovam Termo de Acordo de Cooperação Técnica

Acordo objetiva o intercâmbio na área de educação, nos cursos de graduação, mestrado, doutorado, em conferências, seminários de estudos, para difusão de conhecimentos

A solenidade de assinatura do Aditivo do Termo de Acordo de Cooperação Técnica contou com as presenças da presidente do TCE, Cristiana de Castro Moraes; do reitor da USP, Professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior; da presidente da CETESB, Patrícia Iglecias; do diretor de Gestão Corporativa da CETESB, Aruntho Savastano Neto, da professora Marina Helena Cury Gallottini e do professor João Maurício Gama Boaventura, ambos da USP.

Para a presidente do TCE, a renovação do convênio entre a USP e a CETESB é muito promissora e importante para a continuidade na disseminação do conhecimento no Estado de São Paulo, aperfeiçoando a integração dos municípios. “Precisamos levar o conhecimento onde é necessário e os municípios estão carentes de informações, em especial, nas áreas de resíduos sólidos e de educação ambiental”.

Segundo o reitor Carlos Gilberto Carlotti, a interação com outros órgãos públicos é fundamental para o desenvolvimento de atividades, na organização e na oferta de cursos de graduação, mestrados, doutorados, para a difusão das informações entre gestores públicos e sociedade em geral, incluindo a divulgação de boas práticas de políticas públicas sustentáveis.

“Não vamos conseguir avançar sem as parcerias, cada vez mais podemos unir forças para levar o conhecimento técnico científico para onde ele precisa chegar”, afirmou Patrícia Iglecias.

Nesse sentido, é preciso salientar o ODS 17 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Parcerias que preconiza as parcerias com entidades públicas, governamentais e sociedade, cada vez mais presentes, a fim de fortalecer e promover o desenvolvimento sustentável.

Para Patrícia Iglecias, a difusão do conhecimento técnico científico é vital. Referente à gestão de resíduos sólidos, “a CETESB, desde 1997, organiza e sistematiza dados sobre a geração e a destinação dos resíduos sólidos em aterros e em usinas de compostagem, publicando, periodicamente, o Inventário de Resíduos Sólidos, ressaltando o papel pioneiro do Estado de São Paulo nas Políticas Públicas Ambientais”.

A solenidade da assinatura do Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica entre as partes – TCESP, USP, CETESB – ocorreu pela manhã da quinta-feira (27/01), no auditório nobre “Professor José Luiz de Aranha Mello”, do TCE.

Termo de Acordo de Cooperação Técnica

Tem o objetivo o intercâmbio na área de educação à distância ou presencial, a organização e oferta de cursos de graduaçäo, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, além de conferências, seminários de estudos, treinamentos, entre o TCE e a CETESB, para o desenvolvimento de atividades necessárias ao estudo.

O Acordo tem ainda a responsabilidade na elaboração e na edição de material de pesquisa, referente às áreas correlatas ao trabalho de controle externo desenvolvido pelo TCE; na realização em conjunto de eventos de cunho informativo para a difusão de conhecimento e formar, de comum acordo, grupos de trabalho para a pesquisa em áreas comuns.
Visa também a divulgação de boas práticas e experiências bem-sucedidas, visando à motivação e adesão de novos gestores.

Presidente da CETESB, Patrícia Iglecias assina o Termo de Acordo de Cooperação Técnica
Presidente do TCE, Cristiana de Castro Moraes
TCE e USP assinam Termo de Acordo de Cooperação Técnica