Você está visualizando atualmente Versão atualizada do INFOÁGUAS traz novas consultas sobre qualidade das águas superficiais e subterrâneas

As novas consultas permitem também a visualização dos índices de saneamento dos municípios de São Paulo

A partir de agora, a população pode consultar, no INFOÁGUAS, os índices de saneamento dos municípios de São Paulo, além de poder pesquisar os pontos de coleta de rios e aquíferos monitorados pela CETESB em todas as regiões.

“A CETESB sempre prezou pelo fornecimento de informações ambientais à sociedade e com o novo INFOÁGUAS ampliam-se os dados disponíveis para consulta pela população”, pondera a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias.

Implantado em 2018, com o objetivo de dar maior transparência e acessibilidade aos dados de qualidade de água dos rios e aquíferos do estado de São Paulo, o sistema INFOÁGUAS não para de se renovar, incluindo em sua recente versão consultas, que ampliam os serviços ofertados e promovem experiências mais interativas com a população.

“Diversas áreas da CETESB geram e alimentam informações ambientais na plataforma do INFOÁGUAS, facilitando a consulta por parte dos interessados”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carlos Roberto do Santos.

A seguir, tem-se um exemplo da nova consulta que pode ser extraída do INFOÁGUAS, contendo os índices de coleta e tratamento de esgoto doméstico da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 18 – São José dos Dourados.

“O desenvolvimento do INFOÁGUAS contou com a colaboração de todas as diretorias da CETESB e passa por aprimoramentos contínuos tendo por base as demandas dos diversos usuários internos e externos”, finaliza Roberto Xavier de Oliveira, gerente do EQPP – Setor de Programas e Ações Institucionais da CETESB.

Representação gráfica gerada pelo INFOÁGUAS, sobre dados populacionais, cargas orgânicas e índice de coleta e tratamento de esgotos por UGRHI.

Outro exemplo de consulta que a nova versão do INFOÁGUAS possibilita, com a inclusão das ferramentas de geoprocessamento, é mostrada a seguir, na qual a população pode pesquisar, entre outros, pontos de lançamento e limites geográficos, tendo como fundo as cartas topográficas ou imagens de satélite.

Mapa gerado pelo INFOÁGUAS conforme seleção do usuário.

Ainda é possível fazer consultas gráficas aos dados de qualidade dos rios e aquíferos paulistas com a visualização dos pontos de monitoramento, conforme mostrado nos exemplos a seguir.

Representação gráfica gerada pelo INFOÁGUAS, sobre dados de qualidade das águas superficiais.
Representação gráfica gerada pelo INFOÁGUAS, sobre dados de qualidade das águas subterrâneas.

Os interessados em obter estas informações podem acessar o INFOÁGUAS na página eletrônica da CETESB ou pelo link https://cetesb.sp.gov.br/infoaguas/.