Você está visualizando atualmente I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos tem participação da CETESB

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, participou, em 16/03, do primeiro dia da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos – CIRSOL, em Recife – PE. O evento, em formato híbrido, reúne representantes da comunidade acadêmica e científica sob a temática “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”.

Patrícia Iglecias, integrante da mesa-redonda “O novo marco de saneamento e seus impactos na governança da gestão de resíduos”, retratou as políticas públicas aplicadas no Estado de São Paulo. Destacou o marco do saneamento e a importância do cumprimento da legislação para a segurança jurídica. “Nós não podemos fazer distorções na Lei mesmo que seja em prol do meio ambiente porque isso permitiria distorções em sentido contrário. A Lei é a nossa segurança”, assegurou a presidente.

Ressaltou o principal programa hoje da companhia paulista, “A CETESB de Portas Abertas”, que promove “um trabalho conjunto dos órgãos ambientais, dos tribunais de contas e do setor privado, no intuito de um licenciamento rápido, com excelência técnica, resultando, no caso da CETESB, em mais eficiência”.

A dirigente da Agência Ambiental Paulista comentou sobre a Logística Reversa e a implantação da Resolução SMA nº 45/2015, quando de sua gestão à frente da Secretaria de Meio Ambiente, que define as diretrizes para implementação e operacionalização da responsabilidade pós-consumo no Estado de São Paulo. “Inicialmente questionada, hoje, contamos com um avanço no número de empresas em logística reversa, de cerca de 2.000, em 2019, para 5.000, em 2022”. E acrescentou “não renovamos licença sem logística reversa”.

Ainda na capital pernambucana, a diretora-presidente, a convite do governador Paulo Câmara e da secretária executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inamara Mélo, visitou o Palácio Campo das Princesas, sede do poder executivo de Pernambuco.

Acompanhe o evento no link https://www.cirsol.com.br/o-evento/

Curiosidade

O Palácio do Campo das Princesas é um dos principais pontos turísticos da cidade de Recife. Idealizado em 1786 e construído em 1841, está localizado no bairro de Santo Antônio (Ilha de Antônio Vaz), na Praça da República, próximo ao Teatro de Santa Isabel e ao Palácio da Justiça.

À sua frente está um baobá secular, possivelmente plantado inspirado na criação de Saint Exupéry, “O Pequeno Príncipe”.

Patrícia Iglecias explana sobre Resíduos Sólidos.
O painel foi concorrido.
Secretária executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade Inamara Mélo, governador Paulo Câmara e Patrícia Iglecias.
Baobá, árvore de origem africana, em frente ao Palácio Campo das Princesas, em Recife.

Texto: Cris Leite
Foto baobá: Wikimedia Commons