Você está visualizando atualmente CETESB presente em painel de discussões da CIRSOL

Patrícia Iglecias, diretora-presidente da CETESB, participou das discussões do painel Cooperação intersetorial e inovação: ferramentas para gestão sustentável de resíduos sólidos.

A cidade de Recife, cenário de fatos históricos brasileiros, acolheu de 16 a 18 de março, a I CIRSOL, evento híbrido que abordou os impactos da geração de resíduos na mudança do clima.

Patrícia Iglecias, no dia 17/03, integrou um time de especialistas , de diversos órgãos, que comentaram as apresentações de Friederike Sabiel, – Embaixada da Alemanha – BMUV, Jamaci Avelino do Nascimento Junior – Secretaria Nacional de Saneamento, Sergio Peres – Universidade de Pernambuco, Luiz Gonzaga Alves Pereira – ABETRE – Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes, Mariana Silva – GIZ/ProteGEEr e Christiane Dias Pereira – TU Braunschweig, no painel Cooperação intersetorial e inovação: ferramentas para a gestão sustentável de resíduos sólidos.

Os participantes foram unânimes em pontuar os desafios atuais para prover a gestão sustentável e as oportunidades para o setor de resíduos, fato que precisará estar amparado no conhecimento e no comprometimento de atores diversos.

A cooperação intersetorial amparada na inovação é fundamental para o desenvolvimento de um mercado sustentável que privilegie proteção do meio ambiente, preservação de recursos e do clima, geração de emprego, crescimento econômico e sobretudo o comprometimento com o desenvolvimento de capacidades para a qualidade de vida da sociedade.

Patrícia Iglecias salientou, entre outros pontos que, no que refere à busca de padrões para os limites de emissões nas tecnologias de geração de energia a partir e resíduos “é preciso ter segurança jurídica, os impactos das emissões devem ser minimizados tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente, e é preciso ter a melhor tecnologia”.

“A academia representa um nicho de oportunidades para o desenvolvimento social e ambiental brasileiro. A integração da visão acadêmica com a experiência dos setores privado e público traz ganhos para sociedade”, finalizou Patrícia Iglecias.

Participaram também das discussões, Carlos Rossin – SELUR, Carlos Villa – ABDIB, Rodolpho Zahluth – SEMAS-PA, Fábio Barros – SETEQ-PE, Fernando Fernandes – UEL e André Brasil – UNB.

Texto: Cristina Couto.
Revisão: Cristina Leite.