exemplo do que ocorreu em 2007 e em 2016, a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e a AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental assinaram um novo Termo de Cooperação Técnica, em 28/03/22, com vigência de dois anos, podendo ser prorrogado por termo aditivo, conforme desejo das partes.

O documento foi assinado pela diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, e pelo diretor de Gestão Corporativa da Companhia, Aruntho Savastano Neto. Pela AIDIS foi assinado pelo presidente da entidade, Hugo Esteban Leigue Silva, pelo vice-presidente de Planejamento e Finanças, Darci Barnech Campani e pelo Tesoureiro Geral, Paulo Robinson da Silva Samuel.

“O Termo de Cooperação irá proporcionar o estreitamento das relações e da capacitação dos nossos técnicos, em prol da melhoria ambiental em nosso Continente”, ressaltou Patrícia Iglecias.

A parceria tem como objetivo fomentar a troca de experiências técnicas em temas referentes à proteção e melhoria da qualidade ambiental, do desenvolvimento social e econômico sustentável.

Considerando a afinidade entre as duas instituições, que possuem áreas de interesse em comum, serão desenvolvidos trabalhos nos setores de qualidade do ar, da água e do solo. A cooperação prevê, ainda, atuação em áreas contaminadas, resíduos sólidos, segurança química, emergências químicas, toxicologia, mudanças climáticas e rede de informação ambiental.

Na prática, a cooperação prevê a realização de eventos técnicos para a aquisição e transferência de tecnologias e metodologias que estimulem a capacitação de recursos humanos, o intercâmbio de informação técnica e o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Essas metas serão alcançadas por meio de cursos, seminários e elaboração de publicações técnicas.

A gerente Maria Inês apresenta laboratórios de análises ambientais aos visitantes
A presidente da CETESB Patrícia Iglecias e membros da AIDIS assinam Termo de Cooperação

Texto: Cris Olivette
Foto: Pedro Calado