Lembre “Pintou Sobrou Levou”

A campanha de recolhimento é uma ação pontual, de curta duração, com pontos de entrega e locais de destino dos resíduos predeterminados.

A diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, participou, em 05/04, de um encontro com os organizadores da campanha “Pintou Sobrou Levou”. “O Setor buscou boas práticas e alternativas, por meio do diálogo claro na condução do gerenciamento adequado dos resíduos.” Iniciou Patrícia.

A dirigente destacou que o estado de São Paulo cresceu cinco vezes mais que o Brasil, até o terceiro trimestre de 2021. No âmbito da CETESB, 60 mil solicitações de licenças ambientais, são analisadas anualmente. “A sustentabilidade é compatível com a economia. Estamos construindo um estado mais sustentável com a colaboração de vocês”. Finalizou a diretora-presidente.

A campanha foi estruturada por um grupo de trabalho, composto por especialistas das entidades setoriais, como empresas de tintas e acessórios, construtoras e incorporadoras. Participaram, também, os lojistas, transportadoras de resíduos e as empresas de logística reversa.

O presidente do SindusCon-SP, Odair Garcia Senra, agradeceu o apoio da CETESB para o projeto piloto da campanha, que objetiva a educação ambiental. “A CETESB não é um órgão somente de fiscalização, a Companhia atua na construção da sustentabilidade, partilhando o conhecimento técnico”. Ponderou Senra.

Como esclareceu a secretária executiva da Câmara Ambiental da Indústria da Construção da CETESB, Maria Heloisa de Pádua Lima, “todos os resíduos recolhidos na campanha deverão ter destinação ambientalmente adequada, com responsabilidade das empresas e entidades participantes, que estarão sujeitas ao cumprimento integral da legislação ambiental.”

Os quatro pontos de entrega previstos para os descartes são: C&C Aricanduva, Leroy Merlin Morumbi, Tintas MC Saúde e Telhanorte Tietê. Foram indicados os locais de destino de cada tipo de resíduo recebido pelos pontos de entrega, bem como o manuseio e as operações previstas em cada um desses destinos.

A Campanha, iniciada em 5 de março, prevê o término em 5 maio.

Presentes ao encontro, Fábio Humberg – diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Abrafati; Cristiane Lima Cortez, assessora técnica da Fecomercio; Luiz Henrique Aires, vice-presidente do Sincomavi.

Texto – Rosely Ferreira
Revisão – Cristina Couto
Fotografia – José Jorge