No Espirito Santo, na cidade de Vitória, acontece, de 26 a 28 de abril, o XX ABRAMPA – Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente.

A diretora – presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, integrou hoje, 27/04, como palestrante, o painel “Emergência Climática e a Interface com Controle da Qualidade do ar”, dentro da programação de dois dias do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente.

A abertura, prestigiada pelo governador José Renato Casagrande, e pela presidente da ABRAMPA, Cristina Seixas, foi realizada por Vinicios Lameira Bernardo, do Ministério Público do Rio de Janeiro, que ressaltou a importância do encontro que está na sua vigésima edição.

Patrícia Iglecias discorreu sobre os novos padrões de qualidade do ar, que norteiam o trabalho da CETESB no licenciamento ambiental, na fiscalização e no monitoramento. “A CETESB coordena 63 estações medidoras da qualidade do ar, distribuídas pelo estado de São Paulo, ligadas a uma rede telemétrica localizada na sede da Companhia. É o avanço tecnológico a serviço do controle ambiental.” Destacou a Presidente.

A dirigente da Companhia Ambiental esclareceu que os dados fornecidos pelas estações medidoras diariamente, minuto a minuto, são a base para os planos de redução de poluentes em fontes estacionárias e móveis, com ênfase para o controle de poluição veicular.

“São Paulo está na vanguarda quando o assunto é monitoramento da qualidade do ar. A CETESB, com suas estações medidoras, que seguem o padrão mundial vigente, estabelece metas no licenciamento, no controle industrial e veicular”. Finalizou Patrícia Iglecias.

Participaram do painel Caio Borges, do ICS – Instituto Curitiba de Saúde, que falou sobre a “Regulação das Emissões de Gases de Efeito Estufa pela Via da Litigância Climática”, o advogado Emiliano Maldonado – que explanou sobre a ação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul e o Juiz Federal Gabriel Wedy, que discorreu sobre os “Litígios Climáticos e Ética”.

Patrícia Iglecias participa do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente
Patrícia Iglecias fala no painel “Emergência Climática e a Interface com Controle da Qualidade do ar”
Da esquerda para direita Procuradora Geral de justiça do Espírito Santo, presidente da ABRAMPA e diretora – presidente da CETESB

Texto: Cristina Couto
Fotografia: ABRAMPA