Evandro Cobo e André Kuniyoshi lotados na área de emissões veiculares cursaram o mestrado em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade na USP.

A CETESB conta com dois novos mestres em seu quadro de colaboradores. Evandro Davi Cobo e André Kuniyoshi, ambos lotados na ETH – Divisão de Emissões Veiculares, conquistaram o título pela Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo, após terem concluído o curso de mestrado profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade.

Em setembro de 2021, o funcionário Evandro Cobo apresentou a defesa da sua dissertação com o título “Efeito da política pública de restrição ao tráfego de veículos pesados na qualidade do ar do município de São Paulo: estudo de caso”.

O trabalho permitiu identificar como as restrições à circulação de veículos pesados na Avenida dos Bandeirantes, Zona sul do município de São Paulo, impactaram na qualidade do ar tendo como referência os poluentes MP2 – material particulado,5, MP10 – material particulado, Nox – oxido de nitrogênio e SO2 – dióxido de enxofre, associados em sua maior parte às emissões provenientes de caminhões pesados e semipesados.

A partir das restrições estabelecidas pela Portaria SMT nº 84, de 24 de agosto de 2010, e utilizando os dados dos relatórios da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, foi possível analisar como a redução na circulação de veículos pesados impactou na qualidade do ar. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória com estudo de caso e com base na ligação entre a Marginal Pinheiros e a Baixada Santista.

Foi possível constatar que as medidas de restrição à circulação de caminhões em vias do município de São Paulo podem proporcionar melhorias na qualidade do ar. Segundo Evandro Davi Cobo, “o manuscrito fornece subsídios para tomadas de decisão sobre os impactos na qualidade do ar, que podem ser obtidos por meio de políticas de restrição de circulação de veículos em vias públicas de regiões fortemente adensadas”.

No dia 24 de março deste ano, foi a vez do funcionário André Kuniyoshi defender sua dissertação de mestrado profissional intitulada “Potencial da Utilização de Sensoriamento Remoto para complementar Inspeções de Veículos do Ciclo Diesel no Estado de São Paulo”. O trabalho propôs medidas e procedimentos para implantação de um sistema de sensoriamento remoto como forma de monitorar os veículos do ciclo diesel no Estado de São Paulo, em complemento a um programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso – I/M.

Segundo André Kuniyoshi, “os equipamentos de sensoriamento remoto analisam as emissões veiculares em condições normais, não interferindo no trânsito local e, dessa forma, capaz de realizar diversas medições por dia”.

O método utilizado para aferição das emissões dos veículos é a espectroscopia por absorção, que consiste em quantificar a energia de um feixe de luz absorvida pela pluma de poluentes, convertendo o valor em concentração de um determinado poluente.

Para conclusão da dissertação foram utilizados os dados do Relatório do Índice de Não Conformidade da Frota de Veículos Diesel Circulante na Região Metropolitana de São Paulo – 2020, e das estações de monitoramento da CETESB, disponíveis pelo sistema QUALAR. Além disso, dados de opacidade de veículos fiscalizados entre os anos de 2017 e 2018, assim como os da Operação Inverno de 2021 da CETESB, deram subsídios aos resultados.

Patrícia Iglecias, diretora – presidente da CETESB, enfatizou a importância do título para carreia dos colaboradores e para o quadro da CETESB. “Fico orgulhosa de saber do progresso acadêmico de nossos funcionários. Uma evolução para vida pessoal e profissional. Parabéns.”

A banca examinadora contou com a participação de colaboradores da CETESB, representados pelo gerente do ETHV – Setor de Homologação de Veículo, Rui de Abrantes, e o gerente da ETH – Divisão de Emissões Veiculares, Vanderlei Borsari, além da professora Helena Ribeiro, na composição da banca examinadora do Evandro Davi Cobo.

Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor João Vicente de Assunção.

André Kuniyoshi
Evandro Davi Cobo

As dissertações podem ser acessadas por meio dos links abaixo:

Evandro Davi Cobohttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6139/tde-16122021-224447/pt-br.php
André Kuniyoshihttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6139/tde-11042022-151227/