Você está visualizando atualmente Programa “CETESB para Todos” supera as expectativas

O programa “CETESB para Todos” – criado na primeira reunião gerencial de planejamento da atual gestão, em janeiro de 2019, momento que foram estabelecidos os cinco pilares de dinamização das atividades da Agência Ambiental Paulista – teve os resultados apresentados, em 19/05, com a presença do corpo diretor, gerencial e de colaboradores da CETESB, no auditório Augusto Ruschi.

Os cinco pilares, definidos em consonância com as diretrizes estratégicas do Governo do Estado, foram convertidos em GTs – Grupos de Trabalho, cada um sob a coordenação de um diretor – além de um assistente executivo ou assessor da presidência na posição de subcoordenador – e aberto à participação de todos os funcionários da CETESB.

Centenas de sugestões e perguntas foram apresentadas pelo corpo gerencial e funcional. Após o tratamento das questões pela coordenação, estas foram compiladas em 154 demandas, separadas em metas de curto, médio e longo prazo.

Para dar publicidade ao programa, facilitando a interação e acompanhamento das metas, foi criada a página CETESB Para Todos na CETESBNET. Posteriormente, unificando os canais corporativos voltados ao corpo funcional, o Canal CETESB para Todos, foi instituído em 2020, como um portal de relacionamento interno, destinado ao recebimento de sugestões, propostas, dúvidas ou críticas, com as demandas direcionadas aos respectivos GTs.

Os resultados superaram as expectativas! Segundo o assistente executivo da Presidência e coordenador geral do programa, João Potenza, chegou-se, na média, a 86% de efetividade nas respostas às demandas apresentadas.

A Resolução 068/2020/P definiu novos coordenadores, que foram responsáveis pelas apresentações. Eduardo Serpa, Lia Helena Demange, Iracy Xavier, Rogério Pecoraro e Guilherme Poletti Zani – dos cinco grupos de trabalho – Inovação e Novas Tecnologias; Licenciamento e Eficiência; Boas Práticas; CETESB de Portas Abertas; e Melhor Ambiente de Trabalho – destacaram-se várias iniciativas e providências efetivadas, como os R$ 55 milhões de recursos próprios dispendidos em investimentos diversos; o treinamento e capacitação dos colaboradores; a distribuição de mil notebooks e tablets, que possibilitaram o melhor desempenho dos técnicos nas consultas de documentos de processos digitais em campo; rendimento individual recorde dos técnicos e arrecadação inédita de R$ 100 milhões, só em 2022.

Guilherme Poletti Zani enfatizou que mesmo em um cenário desafiador nos últimos anos, com a redução do número de funcionários nas agências ambientais e a pandemia do novo COVID, atingiu-se um recorde histórico de emissão de documentos em 2021. No total foram 42.696 documentos emitidos pelo rito ordinário do licenciamento – 60.140 documentos emitidos no total, considerando também aqueles emitidos pelo Via Rápida Ambiental – VRA.

“Estamos no limite da excelência!”, afirmou a diretora-presidente Patrícia Iglecias. A dirigente explicou que, com esses dados precisos e objetivos, será possível pleitear o Concurso Público para a CETESB. “Estamos no melhor momento. Chegamos ao limite de produtividade e eficiência dos nossos colaboradores e os dados apresentados comprovam. Agora, precisamos do concurso público para contratarmos mais técnicos e, aí sim, aumentarmos ainda mais a eficiência dos nossos serviços”, ressaltou.

A dirigente fez questão de agradecer e homenagear os funcionários da casa: “Não poderíamos deixar de divulgar esses resultados para quem merece os louros da vitória: o corpo técnico da CETESB!”.

Outros resultados destacados durante a apresentação foram a instalação de usinas fotovoltaicas, em 08 agências ambientais; o atual baixo estoque de pendências antigas – anteriores a 2019 – relativas a processos de licenciamento, apenas 6%; a disponibilização para os usuários internos da fase 2 da Sala de Cenários (Geoportal e-Cenários); o desenvolvimento do aplicativo de fiscalização de fumaça preta de veículos diesel, cuja versão android está em fase de teste; além da aquisição de notebooks e tablets, também de drones para os trabalhos em campo; a criação do Canal CETESB no Youtube; e várias melhorias e benfeitorias executadas na Sede da Companhia.

Segundo João Potenza, que na coordenação geral do Programa “CETESB para Todos”, foi auxiliado diretamente pelo gerente da Divisão de Desenvolvimento de Cenários Ambientais, Rodrigo Ferreira da Silva, a Ouvidoria ficará responsável, a partir de agora, pelo recebimento das novas demandas. Ele fez o encerramento das apresentações e agradeceu a todos os colaboradores da Companhia: “A pandemia não atrapalhou e os resultados estão aí!”, concluiu.

No encerramento os diretores Domenico Tremaroli, Aruntho Savastano Neto e Glaucio Attorre Penna, além da Chefe de Gabinete, Caroline Marques Leal Jorge Santos, em seus breves pronunciamentos, foram unanimes em expressar o orgulho pelas metas conquistadas e pelo corpo técnico de excelência.

“Graças aos seus técnicos a CETESB está no caminho do sucesso para os próximos 50 anos” – Concluiu Patrícia Iglecias.

Guilherme Poletti Zani
Rogério Pecoraro
Iracy Xavier
Lia Helena Demange
Eduardo Serpa
João Potenza
Colaboradores e Gerentes
“Não poderíamos deixar de divulgar esses resultados para quem merece os louros da vitória: o corpo técnico da CETESB!”. Patrícia Iglecias.

Texto: Mário Senaga
Revisão/Colaboração: Cristina Couto