Você está visualizando atualmente Barueri adere ao Acordo Ambiental São Paulo

A cidade de Barueri é a mais nova aderente ao Acordo Ambiental São Paulo, que tem por objetivo incentivar municípios paulistas, empresas e associações a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa.

O documento foi assinado pelo secretário da SEMA – Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira, representando o prefeito Rubens Furlan. A comitiva foi recebida por Josilene Ferrer, assessora da presidência da CETESB e secretária-executiva da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas.

Josilene expressou a satisfação da diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, que não pôde participar do encontro, pela adesão de Barueri, por considerá-lo um município estratégico, e que já chega com um programa de ação montado.

Segundo Josilene, é importante engajar os municípios da RMSP – Região Metropolitana de São Paulo. “Assim poderemos nos preparar para combater as mudanças climáticas que estão em andamento.”

Marco Antônio afirmou que a adesão é um passo importante para embasar os trabalhos da Sema em relação às mudanças climáticas. “O Acordo vai fortalecer as ações que a prefeitura já realiza e contribuem para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, como a ampliação das ciclovias, a substituição da iluminação pública por lâmpadas LED, a captação de energia solar em prédios públicos, entre outras”, afirmou.

Até o momento, 18 empresas localizadas na cidade aderiram ao Acordo. “Vamos nos aproximar dessas empresas e procurar parcerias, além disso, tentaremos incentivar outras empresas e municípios do CIOESTE”, concluiu.

O secretário foi agraciado com dois exemplares do livro “Acordo Ambiental São Paulo – 56 Cases de Sucesso na Agenda Climática”. A publicação reúne 56 casos de sucesso de empresas que aceitaram o desafio voluntário de reduzir emissões de gases do efeito estufa, lançada em Glasgow, na Escócia, durante a COP 26, realizada em novembro de 2021.

Durante o evento de lançamento da publicação, Patrícia Iglecias lembrou que uma experiência voluntária pode dar frutos e deflagrar ações significativas para a redução de gases de efeito estufa. “Lançar um livro especializado e ter a oportunidade de apresentar os ‘cases’ num evento internacional é uma ação que acelera atitudes concretas e amplia os horizontes para os próximos anos”.

Acordo Ambiental São Paulo

Lançado em 2019, pelo Governo do Estado e coordenado tecnicamente pela Agência Ambiental Paulista, o acordo prevê adesão voluntária, que será renovada automaticamente até 2030.

O Acordo antevê o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas, além do apoio técnico governamental.

A ação incentivará a implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras, realçando o protagonismo do Estado na agenda climática.

Inicialmente, com 55 aderentes, hoje conta com 1.634 adesões, incluindo associações empresariais, Câmara de Comércio, empresas e municípios.

Como aderir

A empresa interessada pode baixar o termo de adesão e depois de preenchido encaminhar para acordo2030_cetesb@sp.gov.br – ou solicitar o documento impresso para a assinatura do Acordo.

O município paulista interessado pode baixar o termo de adesão e depois de preenchido encaminhar para acordo2030_cetesb@sp.gov.br – ou solicitar o documento impresso para assinatura do Acordo.

Secretário de Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio e Josilene Ferrer

Texto: Cris Olivette