Você está visualizando atualmente Agências Ambientais realizam fiscalização-piloto com uso de drone

Técnicos da Agência Ambiental de Araraquara, com apoio de colaboradores das Agências de São Carlos, de São José dos Campos, e da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental, realizaram uma fiscalização-piloto em minerações instaladas na região do rio Mogi Guaçu, com auxílio de drone.

Na vistoria, feita em meados do mês de maio, foi possível avaliar as condições das margens do leito regular do rio Mogi Guaçu, incluindo eventuais solapamentos, processos erosivos e desmatamentos, entre outros, bem como analisar os trechos licenciados pelas mineradoras e as posições das embarcações que realizam a extração, dragas e batelões.

Através das imagens e fotos georreferenciadas capturadas pelo equipamento, pode-se conferir com precisão se as empresas minerárias estavam respeitando as áreas de lavra licenciadas pela CETESB.

A utilização, pela Companhia, de novas tecnologias para auxílio dos trabalhos de fiscalização visa atender às atuais demandas de licenciamento de extratoras de areia em leito de rio, reservatórios e cavas, aumentando a segurança técnica dos dados coletados e a integridade dos técnicos, substituindo fiscalizações embarcadas.

“A CETESB sempre busca uma evolução tecnológica e um aprimoramento do seu trabalho.” Pondera a diretora – presidente da Companhia, Patrícia Iglecias.

GT da Câmara Ambiental de Mineração

O projeto – piloto foi uma das propostas do GT – Grupo de Trabalho “Fiscalização em leito de rio e reservatórios”, criado em 2021, no âmbito da Câmara Ambiental de Mineração, e coordenado pelo engenheiro Marcus Vinícius P. Cunha, da Agência Ambiental de São José Campos e secretário-executivo da Câmara.

Marcus Vinícius lembra que “o objetivo da Câmara é atender às demandas internas da CETESB, modernizando procedimentos que deverão ser adotados na fiscalização dos empreendimentos minerários inseridos no Estado de São Paulo.”

Participaram dos trabalhos: André Trévizoli Martins e Edinan Augusto Borsatto, da Agência Ambiental de Araraquara; Marcus Vinícius P. Cunha e Marcelo Gutierrez de Oliveira, da Agência Ambiental de São José dos Campos; e Valter da Silva Ferreira e Sergio Rodrigues Mendes, do Setor de Hidrologia da Diretoria E; além de Jorge Luiz Carizia, da Agência de São Carlos, que deu apoio à operação, à distância.

Equipe técnica da CETESB usa drone na fiscalização

Texto: Mário Senaga
Revisão: Cristina Couto