Seminário comemorativo da semana do Meio Ambiente exalta as Câmaras Ambientais

Na semana do Meio Ambiente, a CETESB realizou o seminário Câmaras Ambientais, em evento híbrido transmitido do auditório Augusto Ruschi, em 06/06, com as participações dos presidentes e secretários executivos das câmaras e dos dirigentes da companhia.

O Dia do Meio Ambiente, para a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, traz uma reflexão – a importância da questão ambiental. Indagação essa que passa pelas atitudes e atividades de cada um e pelas atividades do setor privado.

Segundo ela, o ‘Cetesb de Portas Abertas’ é uma criação conjunta de gestão, de construção de vários setores internos na articulação de diversos temas. O programa no ambiente das Câmaras Ambientais mantém a comunicação direta com os setores produtivos e de infraestrutura do Estado.

Acrescenta que do diálogo, há uma aproximação entre o órgão licenciador/fiscalizador com os setores produtivos, na busca de ajustes, regramentos e novas tecnologias que que possam ser rapidamente internalizadas nos processos de licenciamento. “Esse é o nosso compromisso: de trabalhar em conjunto com os setores equacionando aquilo que é necessário para um crescimento sustentável do estado de São Paulo”, frisa a dirigente.

A gerente da Divisão de Coordenação Setorial, Vivian Marrani Marques ressaltou o trabalho desenvolvido pelas 12 câmaras ambientais, 10 setoriais e 2 temáticas, em consonância como o programa ‘CETESB de Portas Abertas’, que envolve mais de 200 atores, membros, representantes e convidados. além de 22 Grupos de Trabalhos, que realizaram entre novembro de 2019 e maio de 2022, quase 200 reuniões oficiais, sendo 132 reuniões dos GTs – Grupos de Trabalhos e 67 Plenárias, com produtos entregues ou em processo de finalização.

Para Vivian, “somente com a contribuição do setor privado poderemos avançar no licenciamento, na fiscalização e no monitoramento. E é nesse ambiente que a CETESB quer conhecer as novas e melhores tecnologias e trabalhar em conjunto, disponibilizando todo o conhecimento”.

Compuseram ainda a mesa do seminário, o gerente do departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional, Jorge Luiz Nobre Gouveia, e a chefe de gabinete, Caroline Marques Santos.

Aos presidentes e secretários executivos, foram oferecidos troféus representativos de cada Câmara:

  • Indústria da Construção – presidente Fábio Villas Boas – secretária executiva Maria Heloisa Assumpção
  • Indústria Têxtil – presidente Luís Arthur Pacheco – secretário executivo José Ferreira Assis
  • Setor da Madeira, do Mobiliário e de Papel, Papelão e Celulose presidente – presidente Umberto Caldeira Cinque, secretário executivo – José Roberto Martins Monteiro
  • Indústrias Químicas e Petroquímicas – presidente – Ailton Ramos – presidente Benemérito Martin Afonso Penna – secretário executivo Sandro Roberto Tomaz
  • Comércio de Derivados de Petróleo – presidente José Alberto Paiva Gouveia – secretário executivo Cesar Eduardo Padovan Valente
  • Gerenciamento de Áreas Contaminadas – presidente – Thiago Lourenço Gomes – secretário executivo Luís Carlos Aranha Bueno
  • Setor de Mineração Presidente – Fernando Mendes Valverde – secretário executivo Marcus Vinicius Cunha
  • Setor de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação – presidente Thiago Pietrobon – secretária executiva Josilene Ferrer
  • Setor de Resíduos – presidente Luiz Gonzaga A. Pereira – secretária executiva Lia Helena Demange
  • Setor Sucroenergético – presidente – Antônio de Padua Rodrigues – secretário executivo Jordão Pagani
  • Mudanças Climáticas – presidente – Evandro Gussi – secretária executiva Josilene Ferrer
  • Suinocultura presidente – Valdomiro Ferreira Júnior – secretário executivo Gilson Guimarães

O vídeo do evento está disponível em https://youtu.be/BfWq17zIyTM

Câmaras Ambientais

As Câmaras Ambientais do Estado de São Paulo são fóruns colegiados, constituídas no âmbito da CETESB, desde 1995. São compostas por representantes da companhia e por entidades vinculadas aos setores produtivos e de infraestrutura do Estado. Apresentam como meta promover a melhoria da qualidade ambiental por meio da interação entre o poder público e os setores envolvidos.

https://cetesb.sp.gov.br/camaras-ambientais/

Patrícia Iglecias e presidentes e secretários executivos

Texto: Cristina leite
Revisão: Cristina Couto
Fotografia: Pedro calado.