Na semana comemorativa do Meio Ambiente, durante evento híbrido no auditório Augusto Ruschi, em 06/06, foi anunciado o retorno da Revista Ambiente, periódico agora eletrônico, de fluxo contínuo, voltado à difusão de artigos originais, de caráter científico e técnico, na área de meio ambiente.

Nas palavras da diretora-presidente Patrícia Iglecias “qual a importância da revista? – ela é um bom ‘ambiente’ para publicação de textos, estudos, artigos que possam construir o conhecimento científico e respaldar os avanços tanto do ponto de vista ambiental quanto do licenciamento”.

Tânia Gasi, falou sobre a nova fase da revista. “Há cerca de um ano, a Dra. Patrícia nos passou um desafio: retomar a Revista Ambiente como um periódico científico tecnológico eletrônico”.

Para levar a cabo tal desafio, argumenta Tânia Gasi, “foi fundamental a liderança do Jorge Gouveia, gerente do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional, e do trabalho conjunto das equipes dos setores da Divisão de Gestão do Conhecimento.

Por meio do Departamento de Cooperação Institucional, foram disponibilizados recursos do Fecop para contratação de serviços especializados na instalação do software livre Open Journal Systems no qual foi implantado o site da revista – revista.cetesb.sp.gov.br

A capa do site foi idealizada por Vera Severo e, como informa a diretora, “traz na ilustração os elementos básicos de atuação e interesse da CETESB – o meio ambiente e a vida. Na imagem, estão retratados o ar, a água, o solo e a vegetação como também as moléculas de aminoácidos e a espiral de DNA”.

A gerente do setor de Biblioteca e Memória Institucional, Margot Terada é a bibliotecária responsável.

A revista é um espaço importante para diversos artigos da área de meio ambiente. Segundo a dirigente, “é uma revista de fluxo contínuo, o que significa que não é necessário um número específico de artigos para determinada edição. Assim que o artigo for aprovado, ele já é publicado.”

Está disponível no site o artigo ‘Critérios de qualidade de água para consumo humano e as diferentes normas brasileiras com foco nas substâncias químicas’, de autoria de especialistas da Universidade Estadual de Campinas, campus Limeira.

Mais informações podem ser obtidas em https://revista.cetesb.sp.gov.br/revista

Tânia Gasi diretora da Escola Superior da CETESB

Texto: Cris Leite
Revisão: Cristina Couto
Fotos: Pedro Calado