CETESB e empresas aderentes ao Acordo Ambiental SP promovem evento paralelo na COP 27

Na próxima segunda-feira, 14/11, em Sharm El-Sheikh, no Egito, a CETESB e empresas aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo promovem evento sobre os “Casos de Sucesso na Agenda Climática”. Na ocasião será lançada a publicação “Acordo Ambiental São Paulo 91 casos de sucesso”.

Líderes mundiais, especialistas, formadores de opinião e representantes de ONGs estão reunidos no Egito, de 06 a 18 de novembro, em busca de soluções para conter a poluição e assegurar a estabilidade climática, na COP 27.

Como contribuição, pelo estado de São Paulo, a CETESB promove, em 14/11, na cidade de Sharm El-Sheikh, um encontro paralelo que reunirá representantes das empresas que tiveram seus “cases” aprovados por pareceristas do Acordo Ambiental São Paulo e que foram selecionados para compor a publicação “Acordo Ambiental São Paulo 91 casos de sucesso”.

Publicação

Em Sharm El-Sheikh, no dia 14/11, a CETESB lança uma publicação com 91 relatos referentes à contribuição voluntária de empresas localizadas e/ou com atuação no Estado e de associações que representam setores produtivos, aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo.

O livro é composto de dois volumes, um inglês e outro em português e, com a descrição de novos casos de sucesso.

Representantes das empresas que tiveram seus “cases” aprovados por pareceristas e que constam da publicação explanarão sobre os “Casos de sucesso na agenda climática”. Estarão presentes: Evandro Gussi, da Única, Carlos Silva Filho, da ABRELPE, Daniel Sobrinho, da ABSOLAR, Adriana Mello, da BRASKEM, Rodolfo Sirol, da CPFL Energia, Rosa Ramos, da OAB/SP, André Werneck, da Raizen, David Canassa, da Reservas Votorantim, Luiz Pacheco, do Sinditextil, Grazielle Parenti, da SYNGENTA, Isabela Silva, da Tetra Pak Viviene Mansi, da Toyota.

Capa dos volumes em inglês (esq.) e português (dir.)

Acordo Ambiental São Paulo

O Acordo Ambiental São Paulo foi lançado em 2019 pelo Governo do Estado, pelas Secretarias de Relações Internacionais e de Infraestrutura e Meio Ambiente, concebido e coordenado tecnicamente pela CETESB.

Teve o objetivo de incentivar à adesão voluntária de empresas, associações que representam setores produtivos e municípios Paulistas, de forma que possam assumir compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa, como o preconizado pelo Acordo de Paris.

Inicialmente, com 55 aderentes, hoje conta com 1.660 adesões de representantes de diversos segmentos produtivos, bem como municípios, que acompanham as experiências trazidas por esse grupo heterogêneo, tendo ainda, a validação de conceituados observadores internacionais, como o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

“O Acordo Ambiental São Paulo é um programa de Estado, que deve ser perenizado e expandido nos próximos anos, e uma contribuição definitiva para a agenda climática estadual, com reflexos no Brasil e no mundo.”, salienta Patrícia Iglecias.

Serviço:

14/11 – das 17h00 às 22h00 – horário Egito – no Sharm Alsheikh Museum – Evento CETESB e Empresas aderentes ao Acordo Ambiental São Paulo.
Lançamento do livro: Acordo Ambiental são Paulo 91 Cases de Sucesso na Agenda Climática, segunda edição 2022.

Texto: Cristina Couto
Ilustração: Fernando Hisi.