Você está visualizando atualmente Veículos modernos são entregues para agilizar ações da CETESB
Veículos modernos são entregues para agilizar ações da CETESB

Com a finalidade de apoiar e agilizar as atividades da CETESB, principalmente na fiscalização, no licenciamento e no monitoramento, foram entregues, em 21/12, na Sede da Companhia, em São Paulo, 35 novos veículos, do tipo utilitário.

Os carros foram distribuídos para 08 agências ambientais, 15 para os laboratórios descentralizados, 07 para as unidades técnicas que atuam na Sede, como os setores de Telemétrica, Hidrologia e Amostragem e 05 para o “pool” de veículos.

Patrícia Iglecias lembrou que a atual gestão obteve um aumento de produtividade de mais de 23%, em relação à gestão anterior, com uma média de quase 60 mil solicitações de licenciamento ambiental atendidas por ano, ou 225 atendimentos por dia útil. “Dispor para os colaboradores as ferramentas adequadas e de última geração é fundamental para agilidade e excelência dos trabalhos realizados,” explicou.

A Dirigente ressaltou que o momento é de comemoração, de salientar a importância dos trabalhos feitos com o empenho dos colaboradores, que fazem da CETESB a maior agência ambiental da América Latina. “São 54 anos de existência da Companhia, que é formada por técnicos qualificados, que lutaram pelo seu êxito”, afirmou.

Aruntho Savastano Neto, diretor de Gestão Corporativa, lembrou que é importante a CETESB dispor de uma frota adequada e em condições operacionais, “para percorrer as longas distâncias que envolvem o trabalho de campo, abrangendo todo o Estado, com a segurança indispensável.”

A dirigente da Companhia explicou que a fiscalização, coleta de amostras e o monitoramento ambiental, nos vários ramos de atuação da Diretoria de Controle e Licenciamento, tais como fontes estacionárias, fontes móveis, áreas de proteção de mananciais, rios, praias e loteamentos, dentre outros, são executadas por meio de ações em campo, nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. “Abrangem uma área geográfica de 248 mil km², exigindo a presença de veículos adequados, para a execução dessas tarefas, inclusive, tendo parte deles dotados com tração 4×4.”

Carlos Roberto dos Santos, diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, explicou que os carros foram comprados por meio de pregão eletrônico, renovando em parte a frota própria da CETESB, composta atualmente por 322 viaturas, todas equipadas com ar-condicionado e direção hidráulica. “Os utilitários serão utilizados pelos funcionários sediados nos laboratórios do interior e pela equipe do setor de Atendimento a Emergências. Uma pequena parcela da frota será destinada, ainda, para os trabalhos de vistoria de empreendimentos objetos de licenciamento e fiscalização.”

Estiveram presentes, também, a assistente executiva Maria da Penha Alencar, representando a Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental, a gerente do departamento de Qualidade Ambiental, Maria Helena R. B. Martins, a gerente do departamento de Análises Ambientais, Maria Inês Sato, a gerente da Divisão de Qualidade do Ar, Maria Lúcia Guardani e o assistente executivo, Eduardo Serpa.

Uma surpresa de Natal

Os presentes na entrega dos novos veículos foram surpreendidos por uma apresentação natalina no hall dos elevadores, ao regressarem para suas salas.

O Coral “Passarinhos Azuis”, integrado por colaboradores da CETESB e SIMA, e regido pelo maestro Gualtieri Beloni Filho, entoava canções natalinas, seguindo uma tradição de anos, para os que transitavam na área.

Patrícia Iglecias, fã confessa do grupo musical, não resistiu: parou, cantou e tirou fotos. “O momento é de agradecimento. Agradecer ao Senhor pela vida, saúde, amigos e trabalho,” completou a diretora – presidente.

O coral fez, também, um minuto de silencio em homenagem aos colaboradores que faleceram durante o último ano e na pandemia.

Equipe do setor de Transportes marcou presença
Parte dos técnicos contemplados com os novos veículos participaram da cerimônia
Patrícia Iglecias com integrantes do Coral da CETESB
Representantes de todas as diretorias comemoram a aquisição de novos veículos

Texto: Mário Senaga/ Cristina Couto.
Reportagem: Cristina Olivette e José Jorge.
Fotografia: José Jorge.