Você está visualizando atualmente Entidades representativas assinam Termo de Compromisso para Logística Reversa

A logística reversa do estado de São Paulo ganhou um reforço com a assinatura, em 22/12/22, do Termo de Compromisso para a Logística Reversa de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, por sete sindicatos do segmento.

O encontro contou com a participação do deputado federal Arnaldo Jardim, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Verde, que felicitou todos os aderentes. “Demos um passo significativo. A parceria com a CETESB é mais uma ação que concretiza a gestão extraordinária conduzida por Patrícia Iglecias. A Companhia mudou nesse período, a empresa continua sendo uma agência cada vez mais consolidada, mas não só punitiva, ela passou a ser orientativa de forma muito mais ampla, ganhou celeridade nos procedimentos e objetividade.”

O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, fez coro com o deputado Arnaldo Jardim. “Trabalho com a Dra. Patrícia desde quando ela foi secretária de Meio Ambiente do Estado. O seu perfil é de uma administração austera, mas sem perder a delicadeza e a fineza no trato.”

Patrícia Iglecias, agradeceu e afirmou que o deputado Arnaldo Jardim é o grande responsável pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Acho que temos perfis semelhantes, somos pessoas que trabalham buscando resultados e avanços concretos”.

A dirigente ressaltou a fala do deputado sobre o interesse das entidades em assinarem o Termo. “Para nós é importante deixarmos esse compromisso formalizado, porque vocês darão continuidade a um trabalho que já realizam, mas com reconhecimento maior via o Termo de Compromisso.”

Patrícia Iglecias confessou sua alegria em terminar a gestão entregando os melhores números da história da CETESB em termos de resultados de licenciamento. “Vamos fechar o ano de 2022 como o melhor da Companhia, com mais de 61 mil análises de pedidos de licenciamento. É um número expressivo, que reflexe o esforço de todos. Distribuímos dividendos de R$ 63 milhões ao nosso acionista majoritário, que é o governo do Estado, pela primeira vez na história. Portanto, estamos tranquilos para fazer a conclusão da gestão, que consideramos exitosa, muito por conta da dedicação de cada profissional da CETESB”, salientou.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, ressaltou o empenho de todos pela assinatura do documento. “Foi um esforço de todo um conjunto.”

A gerente da divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos, Lia Demange destacou os avanços do Termo de Compromisso. “O sistema é um sucesso há várias décadas, mas o Termo de Compromisso apresenta alguns avanços no sentido da meta geográfica para chegar aos municípios que não eram atendidos nos últimos anos. Ele é composto por um plano de comunicação, que envolve esforços do setor, um trabalho para conscientizar as prefeituras, um ponto interessante a ser agregado ao sistema em funcionamento.”

A vice-presidente da AMBIOLUC – Associação Ambiental para a Coleta, Gestão e Rerrefino do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, Aylla Kipper, ponderou que ao assinar o Termo de Compromisso as entidades assumiram a tarefa de chegar a todos os municípios do Estado em três anos. “Mas quero adiantar a vocês: nossa meta é concluir a implantação nos municípios em um ano.”

Plano de Educação Ambiental

Considerando que o sistema de logística reversa do OLUC está devidamente estruturado, implementado e operacionalizado, o Plano de Educação Ambiental terá por objetivo ações em duas vertentes principais: capacitar os Agentes Públicos Municipais quanto às particularidades do setor para fundamentar ações de orientação da população em geral e ações de fiscalização, além de capacitação de agentes integrantes da cadeia de Logística Reversa do OLUC.

As entidades que assinaram o Termo de Compromisso para a Logística Reversa de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado foram:

Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo – SINPROQUIM

Associação Brasileira de Produtores de Óleos Lubrificantes e Aditivos – ABRAPOL

Sindicato Interestadual do Comércio de Lubrificantes – SINDILUB

Sindicato Nacional do Comércio Transportador – Revendedor – Retalhista de Combustíveis – SINDTRR
Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo – SINDIREPA

Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais – SINDIRREFINO

Associação Ambiental para a Coleta, Gestão e Rerrefino do OLUC – Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado – AMBIOLUC

Diretores da Cetesb e deputado Arnaldo Jardim (de azul), com representantes dos sindicatos
Patrícia Iglecias e Arnaldo Jardim tiram dúvidas de sindicalistas

Texto: Cris Olivette