A CETESB passou a monitorar recentemente, de forma contínua, a qualidade das águas de dois importantes rios do Estado: o Sorocaba e o Jundiaí. O diretor- presidente da Companhia, Thomaz Toledo, acompanhado dos diretores de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, e de Controle e Licenciamento Ambiental, Glaucio Attorre Penna, foi conhecer de perto, em 06/02, o funcionamento da estação de Sorocaba.

Essa estação foi instalada junto à captação de água bruta para a nova “Estação de Tratamento de Água Vitória Régia” do município e é fruto de parceria com o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto municipal, e permitirá acompanhar a qualidade das águas brutas do manancial responsável pelo abastecimento de 100 mil pessoas.

A estação de Sorocaba, assim como a instalada junto ao Rio Jundiaí, possui equipamentos de última geração para a medição, a cada 5 minutos, de oxigênio dissolvido, pH, temperatura da água, condutividade elétrica e turbidez, além da precipitação de chuva. Com a implantação dessas duas estações a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade das Águas da CETESB passa a contar com 19 unidades.

Thomaz foi recepcionado, entre outros, por Reginaldo Schiavi, diretor de Produção do SAAE, e conversou e recebeu explicações do funcionamento e da importância da estação do gerente do Setor de Hidrologia da CETESB, Luís Altivo. “O monitoramento contínuo das águas dos rios Sorocaba e Jundiaí é um ganho ambiental e, também, um ganho na qualidade de vida da população do Estado,” ponderou o Dirigente da Companhia.

A CETESB conta com o apoio da SAAE de Sorocaba