Você está visualizando atualmente Encontro reforça colaboração mútua entre o governo dos EUA e a CETESB

O cônsul-geral dos Estados Unidos, em São Paulo, David Hodge, acompanhado do cônsul para Assuntos Econômicos, Darryl Turner, fez uma visita ao diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, em16/02. Hodge aproveitou para reafirmar o compromisso do governo norte-americano e da EPA – Agência de Proteção Ambiental com a Agência Ambiental Paulista, aliás de longa data, desde o final da década de 1980.

O dirigente da Companhia, junto com a gerente do Departamento de Cooperação Institucional, Fátima Carrara, recebeu os visitantes, fez uma breve apresentação pessoal e reiterou a importância da parceria com os EUA, em especial com a EPA. “A Agência de Proteção Ambiental Americana é referência mundial e a CETESB é referência nacional, até por ter sido a primeira agência ambiental formada no país”.

Thomaz lembrou que São Paulo é o mais rico estado da nação, com uma pujança industrial e econômica, tendo, por isso, enfrentado problemas ambientais no passado. E, nesse sentido, a experiência do órgão norte-americano foi fundamental para a CETESB.

Por sua vez, Dodge demonstrou interesse em conhecer as prioridades da Companhia e do novo governo com relação ao quesito meio ambiente, ressaltou que o tema deverá ser o principal foco do presidente Biden, com oportunidades de intercâmbios e visitas de autoridades americanas nos próximos meses ao Brasil, com atenção especial a São Paulo.

O presidente da CETESB apresentou as linhas de atuação desenhadas pelo governo, a preocupação em garantir investimentos constantes na Companhia, a manutenção da excelência do corpo técnico, a melhora da satisfação dos usuários dos serviços. Destacou que a Cetesb atuará integrada com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logistica, nas agendas de sustentabilidade, clima, transição energética, biodiversidade e despoluição dos rios.

Ao final, ambos comentaram as mudanças positivas no mundo, com a atual, concreta e unânime aceitação dos temas ambientais, o que veio estimular a continuidade da colaboração mútua na área de meio ambiente entre os governos dos EUA e de São Paulo.

Darryl Turner e Fátima Carrara também presentes
O cônsul David Hodge e o presidente Thomaz Toledo

Texto: Mário Senaga
Copy: Cristina Couto
Fotografia: Pedro Calado