O representante sênior da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, Aoki Issei, e a coordenadora de projetos, Christiane Hiroko Hatano, estiveram na CETESB, em 09/05/23. Foram recebidos pelo diretor – presidente, Thomaz Toledo, pela diretora de Gestão Corporativa, Liv Nakashima Costa, pelo chefe de gabinete, Jorge Gouveia, pela diretora de engenharia e qualidade ambiental, Carolina Fiorillo, e pela gerente do setor de Cooperação Externa, Rosemeire Magalhães Molina.

O encontro, além de ser uma retribuição à visita feita por representantes da CETESB à sede da entidade, instalada em Brasília, no mês de março, serviu para dar continuidade a dois assuntos tratados na ocasião.

O primeiro é a formatação de treinamento sobre a Gestão de Resíduos Sólidos para Controle do Lixo Marinho, a ser aplicado em língua portuguesa, a partir do próximo ano. O segundo se refere à cooperação com Moçambique e outros países africanos de língua portuguesa, para a formulação de um TCTP – Third Country Training Programme – Programa de Treinamento de Terceiros Países -, aproveitando o acordo de cooperação da CETESB com Moçambique.

Thomaz Toledo agradeceu a visita e salientou a satisfação em poder apresentar os laboratórios e equipamentos viabilizados com o apoio da JICA, aos representantes da entidade. Em relação ao TCTP colocou a Escola Superior da CETESB à disposição, para instrumentalizar e implementar a parceria.

O Dirigente e a diretora de Gestão Corporativa, Liv Nakashima Costa, aproveitaram a ocasião e apresentaram outras demandas, relacionadas aos sistemas de informações geográficas, melhorias de processos e compliance.

“Temos técnicos capacitados que poderiam gerir melhor o tempo disponível, se tivéssemos sistemas para otimizar o trabalho. A empresa recebeu 103 mil pedidos de licença nos últimos cinco anos. Em média, 20 mil pedidos por ano são processados pelas agências”, destacou Thomaz Toledo.

Liv Nakashima Costa detalhou que o interesse é por sistemas de gestão de dados e automatização de tarefas. “Queremos encontrar uma forma de visualizar, cruzar e trabalhar os dados, para agilizar o rendimento da Companhia”, concluiu.

Após a reunião, a comitiva da Jica foi conhecer os laboratórios do departamento de Análises Ambientais, acompanhados da diretora de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carolina Fiorillo Mariani, e da gerente do Departamento de Análises Ambientais, Maria Inês Sato.