Você está visualizando atualmente Transferência do Conhecimento

Entre as atribuições da CETESB a transferência do conhecimento ganha destaque. Uma das maneiras de levar o saber para todos é a organização de um curso, como o elaborado e ministrado hoje, 16/05, por especialistas da Companhia, para o Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo – 1º Batalhão de Polícia Ambiental.

O curso, de pequena duração, com um total de oito horas, aconteceu no 1º Batalhão da Polícia Ambiental, no bairro da Casa Verde, no Zona Norte da Capital, e contou com as participações do diretor – presidente, Thomaz Toledo e do chefe de Gabinete, Jorge Gouveia, ambos da CETESB, e do Comandante do 1°Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel PM Pedro Alessander Barboza.

“Oferecer o curso pra polícia ambiental é gratificante. Por um lado, indica o gabarito do profissional da CETESB nos temas ambientais. Por outro, capacitamos uma instituição irmã, abrindo espaço para maior integração operacional. Ganha a Cetesb, ganha o meio ambiente e ganha a população.” Explicou Thomaz Toledo.

Tenente Coronel PM Pedro Alessander Barboza fala durante o curso.

 

O curso “Legislação Florestal – APM – Área de Proteção aos Mananciais e APRM – Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais” tem uma grade variada, abrangendo os seguintes temas: legislação florestal; supressão de vegetação; introdução e conceitos básicos da legislação de proteção aos mananciais; conceitos de regularização e licenciamento de empreendimentos em áreas de mananciais; fiscalização nas áreas de mananciais.

O curso contou com a presença de 40 discentes, de várias Companhias, entre oficiais e sargentos atuantes na Capital, Região Metropolitana de São Paulo e 39 cidades do Estado. Os docentes foram Antonio Luiz Lima de Queiroz, assessor da Presidência, e Vivian Marrani, gerente da divisão de Coordenação Setorial, e teve o apoio de Gilson Gonçalves Guimarães, da divisão de Apoio Operacional ao Controle de Fontes de Poluição, todos da CETESB.

Em sua montagem e preparação o curso teve o apoio da Escola superior da CETESB, por meio da PDG – divisão de Gestão do Conhecimento.