O Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – SIGOR entra em nova fase. Até 30/06/2023, os usuários devem cadastrar o Relatório Anual de Resultados de 2022, no SIGOR logística reversa. Para orientar sobre o procedimento a CETESB realizou, em 15/05/23, uma Live para demonstrar o uso da ferramenta e tirar dúvidas.

A diretora de Gestão Corporativa, Liv Nakashima Costa, ressaltou que a ferramenta é uma peça-chave na troca de informações entre a divisão de Logística Reversa da CETESB, os empreendedores e as agências da Companhia, dando maior celeridade e qualidade às análises de processos de licenciamento. “Inclusive, outros estados demonstraram interesse em utilizar o sistema, o que poderá ser feito futuramente, por meio da assinatura de Termo de Cooperação Técnica.”

A Diretora explicou que a logística reversa é um tema que passa por grande evolução no Estado de São Paulo e desde 2015 faz parte das exigências do licenciamento ambiental. “Nesse contexto, as ferramentas de gerenciamento online de resíduos passam por evolução contínua, o que resulta em maior confiabilidade às análises dos dados. Tais informações são importantes para embasar as políticas públicas do Estado.”

Ela recordou que através de um termo de doação da empresa Green Platforms, assinado em 2021, a CETESB obteve dez anos de serviços de manutenção, desenvolvimento e melhorias para o SIGOR. “Em função dessa doação, o SIGOR pôde ser disponibilizado para cadastro de Planos de Logística Reversa, em janeiro de 2022. Agora, está sendo cedido para o cadastro dos Relatórios Anuais de Resultados.”

A gerente da divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos, Lia Demange, recordou que ao longo de 2022 a plataforma recebeu os Planos de Logística Reversa. “O ano de 2023 é o primeiro em que receberemos os Relatórios de Logística Reversa dentro desse sistema. A Live tem o objetivo de orientar quem já cadastrou o Plano e agora vai fazer os relatórios.”

No novo ciclo, segundo ela, a nova funcionalidade só está disponível para quem já cadastrou um Plano de Logística Reversa. “Para obter orientações sobre o cadastro de planos, o interessado deve procurar no YouTube da CETESB, uma Live realizada no início de 2022 sobre o tema”, recomendou.

Lia Demange destacou que quem tiver plano com status ‘a revisar’, por exemplo, não conseguirá cadastrar o relatório. “A mesma coisa se aplica a plano que foi indeferido pela CETESB. Nesses casos, o usuário terá de cadastrar um novo plano.”

As explicações sobre o uso da plataforma ficaram a cargo de dois técnicos. O engenheiro da divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos, Marcelo Candiotti Possert, falou sobre o Cadastro de Relatório Anual de Resultados, dando orientações sobre o cadastro de relatórios em geral, incluindo todas as etapas do fluxo para cadastro do Relatório Sigor de Logística Reversa.

A engenheira da mesma divisão, Regiane Yogui, demonstrou como fazer o cadastro de Notas Fiscais Eletrônicas, funcionalidade adicional incluída nos relatórios e que, neste ano, é exigida para o setor de Embalagens em geral.

Para os usuários que tiverem dúvidas, os técnicos solicitaram que entrem em contato. Para falar sobre atendimento/dúvidas da Divisão de Logística Reversa o endereço é: logistica.reversa@sp.gov.br . Para tirar dúvidas sobre o sistema escreva para: atendimento@ctre.com.br .

A íntegra do evento online está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=OMipFi_z0rs