Você está visualizando atualmente CETESB participa de simulado de emergência química com outros órgãos parceiros

Representantes do EEEQ – Setor de Atendimento a Emergências, da CETESB, participaram, em 21/05/2023, de um simulado de acidente com produto químico, promovido pelo 8º Congresso de Emergência Einstein. O treinamento ocorreu na Avenida Sumaré, na capital Paulista.

Uma centena de profissionais de diversos órgãos, entre 6h00 e 10h30, da manhã do último domingo, encenaram as ações necessárias para atender a uma colisão entre caminhão carregado com produto perigoso, hipoclorito de sódio, e um ônibus. O acidente simulado teve o envolvimento de ‘vítimas’, representadas por 28 voluntários.

Técnico do EEEQ, Agnaldo Vasconcellos, conta que a equipe da CETESB utilizou uma roupa especial, que protege a pele e as vias respiratórias, além de caminhão e pick-up da Companhia equipados para atender emergências químicas.

Agnaldo explica que as ações simuladas desempenhadas pela CETESB foram monitorar o ambiente, verificar se houve vazamento, se sim, para onde o produto foi escoado, se houve dano ambiental e a sua extensão. “Na sequência, passamos as informações para o posto de comando que, neste caso, era o Corpo de Bombeiros.”

As ‘vítimas’ foram interpretadas por 28 voluntários

A coordenação do evento, durante essa semana, fará uma reunião com os representantes de todos os órgãos envolvidos, para avaliação do simulado.

Além da CETESB estavam presentes: Equipes do Einstein, do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, do GAED – Grupo de Ações em Emergências e Desastre do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Comando de Aviação da Polícia Militar – CAvPM Águia, Polícia Civil do Estado de São Paulo, Serviço Aerotático – SAT-Pelicano -, Defesa Civil Estadual e Municipal, GRAU – Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências, AMBIPAR, ABIQUIM, PROQUíMICA, ABTLP, Grupo Cesari, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Sabará Hospital Infantil, A.C.Camargo Cancer Center, CON7 Emergências Médicas, Medicar, Medicall, Air Jet Táxi Aéreo – Grupo Prevent Senior e o grupo de atendimento a emergências HATZALÁ, além do apoio da CET – Companhia de Engenharia de
Tráfego.

Texto: Cristina Olivette
Fotografia: Equipe Setor de Atendimento a Emergências – CETESB.

Simulado envolveu 120 profissionais