Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás visita a CETESB

A Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás – SEMAD, Andrea Vulcanis, e sua equipe, estiveram, em 18/05, na CETESB, para conhecer a Escola Superior.

A comitiva foi composta pelo subsecretário de Planejamento, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, José Bento da Rocha; pela superintendente de Políticas Públicas em Saneamento, Kaoara Batista de Sá; pela superintendente de Planejamento, Formulação e Gestão Ambiental, Natália Cristina Lino, e pelo gerente do Centro de Formação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marcos Cesar Valverde.

As autoridades da SEMAD foram recebidas, inicialmente, por Tânia Gasi, gerente da Divisão de Gestão do Conhecimento; por Irene Sabiá, gerente do Setor de Cursos e Transferência de Conhecimento, e por Lina Aché, gerente do Setor de Capacitação e Formação Continuada, que integram o departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional, gerenciado por Jorge Gouveia.

Segundo a secretária Andrea Vulcanis, foi criada recentemente uma nova gerência na SEMAD, denominada Centro de Formação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo, entre outros, é a realização de cursos de capacitação para público interno e externo. Por esse motivo, buscaram conhecer a Escola Superior da CETESB, quanto à sua estrutura, objetivos, organização e funcionamento.

Tânia Gasi gerente da divisão de Gestão do Conhecimento da CETESB Thomaz Toledo diretor presidente da CETESB Jorge Gouveia Chefe de Gabinete da CETESB e a secretária Andrea Vulcanis

Tânia Gasi enfatizou que a atividade de capacitação sempre esteve presente na estrutura da CETESB, desde sua criação, em 1968. A Escola Superior da CETESB foi criada em 2013, com o objetivo de propiciar a construção e a transferência dos conhecimentos desenvolvidos e consolidados no âmbito das competências e exercício das atividades da CETESB, visando ao fortalecimento da atuação profissional na área de meio ambiente.

Foi também apresentado o marco legal, que estabelece a capacitação como uma das atribuições legais da empresa, e seu alinhamento com o planejamento estratégico. Outros itens abordados foram: política e plano de capacitação, ações do Comitê de Capacitação, estrutura, equipes e resultados. Uma informação importante, é que a ESC é responsável por 85% a 90% da capacitação do corpo funcional da CETESB.

O público-alvo da Escola, além de seus colaboradores, engloba público externo nacional e internacional, para os quais é importante o repasse de conhecimentos e a troca de experiências.

A Agenda Aberta 2023, disponível no sítio eletrônico da CETESB, oferece cursos e TPEs que são ministrados por especialistas do corpo técnico da própria CETESB e por professores convidados.

O presidente da CETESB, Thomaz Toledo, que também participou do encontro, falou que a Escola Superior da CETESB oferece aos funcionários a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos. Destacou a importância das parcerias de forma a potencializar os trabalhos das instituições e obter resultados positivos para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.

Após a visita às instalações da Escola, o grupo do estado de Goiás visitou o Centro de Monitoramento da Qualidade do Ar e, no gabinete da presidência da CETESB, assistiu a uma apresentação sobre o funcionamento da Sala de Cenários.

Texto: Rose Ferreira
Fotografia: Fernado Hisi

 

Autoridades da SEMAD foram recebidos no gabinete do presidente