O diretor – presidente da CETESB, Thomaz Toledo, acompanhado da assessora Debora Gomes, e do gerente do setor de Projetos de Georreferenciamento, Vinicius Travalini, foi recebido, em 27/06, nas dependências do Google, com o objetivo de conhecer novidades no campo das geotecnologias.
Durante a passagem pela empresa a equipe da CETESB teve informações sobre a ferramenta Google Earth Engine e suas aplicações, que oferece uma gama de possibilidades para organização, tratamento e análise de dados geoespaciais, envolvendo imagens de satélite históricas, processamento de dados em ambiente de nuvem, dentre outras.
A ferramenta disponibiliza, também, a viabilidade de classificação do uso e cobertura da terra, para análise das alterações da paisagem ao longo do tempo.
O grupo da CETESB foi recebido por Pedro Bravo – Executivo de Contas; Dario Bastarrachea – Country Manager; Denis Teixeira Francisco – Arquiteto de Soluções Cloud; Carlos Poço – Executivo de Negócios e Alex Vidotto – Engenheiro Sócio, que falaram, também, das aplicações que envolvem tecnologia de inteligência artificial, como, por exemplo, o Chatbot.
Acompanhou a visita o diretor – executivo da ITESP – Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Guilherme Piai e a sua equipe.
Avanços em tecnologia
Acontece em San Diego, na Califórnia, de 10 a 14 de julho, a ESRI User Conference 2023. A CETESB, em sua ação de avanços em TI, enviará dois representantes, Debora Gomes e Vinicius Travalini, para acompanhar de perto as novidades no mundo digital e inteligência geográfica.
O objetivo é conhecer os últimos lançamentos do mercado das ferramentas ArcGIS e estudar aplicações de órgãos ambientais de outros países.
O evento conta com uma média de 18 mil participantes, treinamentos, workshops, seminários e, em 2023, terá mais de 300 expositores.