Você está visualizando atualmente CETESB no Congresso VIEX 2023

O Congresso Ambiental VIEX 2023, realizado entre 01 e 03/08/23, na Capital Paulista, reuniu profissionais de meio ambiente e sustentabilidade, agenda ESG, startups, secretarias de meio ambiente, indústrias, escritórios de advocacia e organizações da sociedade civil. Pelo sexto ano consecutivo o evento aproximou líderes e agentes ambientais em prol do desenvolvimento sustentável de grandes obras, de processos industriais e da infraestrutura das cidades.

Cerca de 150 palestrantes participaram de mais de 40 painéis e debates sobre diretrizes ambientais e melhores práticas de sustentabilidade, abordando temas como licenciamento ambiental, direito ambiental, indicadores ESG, conduta ambiental das empresas, gestão de resíduos, mercado de carbono, transição energética e descarbonização da indústria.

O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, participou do painel “Revisitando o licenciamento ambiental – Atualização de regras e procedimentos no âmbito federal e estadual.” O dirigente apresentou um panorama da atuação da CETESB e destacou o desafio da Companhia na busca de agilizar seus processos e se preparar para o futuro. “Na atual gestão, criamos os departamentos de Sustentabilidade e de Governança e Inteligência de Dados, inseridos na estrutura organizacional da diretoria de Gestão Corporativa. Vamos também realizar concurso público, proporcionando um impacto positivo de 15% na força de trabalho do corpo funcional que, a médio prazo, vai acelerar nossas entregas.”

A diretora de Gestão Corporativa da CETESB, Liv Costa, participou do painel “Logística reversa e economia circular nas cidades, indústria e varejo.” Em sua fala, reforçou que “a CETESB é responsável pelo regramento dessa temática no Estado. A empresa possui uma equipe que, apesar de pequena, é formada por especialistas que atuam há muito tempo com esse assunto.”

Liv lembrou que a política de resíduos do Estado é precursora da Política Nacional de Resíduos Sólidos, servindo de modelo para o restante do País. “Ser precursor tem suas glórias e suas dores. Estamos trabalhando sempre para fazermos ajustes e avançarmos. Desde 2018, incluímos a comprovação do Plano de Logística Reversa como exigência no licenciamento ambiental. Agora temos bons desafios, como um número excessivo de planos para serem analisados.”

Técnicos representantes das diretorias da CETESB tiveram a oportunidade de participar do Congresso, assistindo palestras e apresentando os trabalhos realizados em suas áreas.