Uma delegação de representantes de órgãos públicos argentinos, da província de Neuquén – Patagônia, esteve hoje, 10/08, em visita à sede da CETESB, em São Paulo, para conhecer a atuação da Agência Ambiental Paulista, em especial na gestão dos resíduos sólidos.
O grupo estava acompanhado por funcionários da ONU-Habitat do Brasil e da Argentina – a ONU-Habitat é o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, especializada “em melhorar a qualidade de vida em um mundo majoritariamente urbanizado” e, também, entre outros, “construir cidades e comunidades seguras, resilientes e sustentáveis”.
Os visitantes foram recebidos pelo diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB, Adriano Arrepia de Queiroz, e seus assistentes Cristiano Kenji Iwai, Eloisa Helena Mannis, Antonio Luiz Lima de Queiroz e Paulo Guilherme Rigonatti, além da gerente do setor de Cooperação Externa, Rosimeire Magalhães Molina, e de Ana Paula Fava, do departamento de Cooperação Institucional e Internacional.
Adriano e o especialista em resíduos sólidos Cristiano Iwai fizeram uma explanação sobre o gerenciamento de resíduos sólidos no Estado de São Paulo, incluindo legislação, conceitos, planejamento, planos federal, estadual e municipais de resíduos sólidos, produção e recuperação energética, e informações sobre a situação dos aterros sanitários, com destaque para o inventário anual estadual de resíduos sólidos urbanos, produzido pela CETESB, que atesta ótimos resultados, superiores aos dos outros estados da Federação.
Responderam a perguntas e dúvidas dos representantes estrangeiros, intermediadas por Daniela Torrisi, diretora provincial de Planejamento Territorial da Secretaria de Estado de Planejamento e Ação para o Desenvolvimento, por Rodolfo Garay, da Área de Projetos de Infraestrutura do Conselho Federal de Investimentos, e por Jordi Sánchez, coordenador de Programas, da equipe brasileira do ONU-Habitat.
Entre as principais atribuições da CETESB está a transferência de tecnologia e conhecimento. A Agência Ambiental Paulista é referência internacional nas questões ambientais.