Você está visualizando atualmente Órgãos ambientais discutem qualidade<br>do ar

A CETESB foi o local escolhido para que técnicos do MMA – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do FDF – Environmental Defense Fund por dois dias, 17 e 18/08, debatessem redes de monitoramento e equipamentos utilizados para diagnosticar a qualidade do ar, bem como gestão da qualidade do ar.

O grupo foi recebido pelo diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo. “Nestes dois dias a missão técnica terá contado com uma parte da CETESB que nos enche de orgulho. Importante lembrar que a estratégia de monitoramento da qualidade do ar feita pela CETESB é fruto de três coisas: os problemas ambientais que o estado de São Paulo precisou enfrentar no passado, a dedicação do corpo técnico da Companhia nas últimas décadas e os investimentos feitos pelo governo do Estado. Hoje, podemos compartilhar essa realidade com o MMA e com outros estados, como uma Agência Ambiental de referência.”

Nas palavras da diretora de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carolina Mariani, que, também, recepcionou o grupo foi demonstrada a satisfação por receber a missão técnica. “Temos uma expectativa muito grande em relação a este encontro de dois dias. Espero que possamos compartilhar experiências e estreitar essa troca com futuras parcerias técnicas.”

A representante do MMA, Cayssa Marcondes, agradeceu a CETESB por receber a missão e pontuou que no Brasil não existe instituição mais experiente que a CETESB. Ela ainda lembrou que por seu tamanho e características estão apresentando ao EDF os diversos “países” dentro do Brasil.

Técnicos da CETESB apresentaram o cenário da gestão da qualidade do ar no Estado e a estratégia de monitoramento da qualidade do ar adotada pela Companhia. Os temas abordados foram: rede de monitoramento; equipamentos utilizados; processo de validação; análise e divulgação dos dados; aspectos regulatórios; instrumentos de gestão e controle da poluição; e programas de controle de fontes fixas e móveis de poluição.

Ao final do primeiro dia a missão internacional visitou a rede de Telemetria e a estação fixa de Pinheiros, da CETESB.

No segundo e último dia, 18/08, aconteceu o Workshop técnico: “Visões sobre a qualidade do ar no Brasil para alcançar metas de saúde e clima”, organizado pelo MMA. A diretora de Engenharia e Qualidade Ambiental, da CETESB, Carolina Mariani enfatizou que “debater sobre a qualidade do ar é uma necessidade, agregando diversas perspectivas, já que também é uma questão de bem-estar e saúde pública.”.

O encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil, especialistas do estado de Pernambuco, do IBANA, representantes das indústrias, da FIESP e da Petrobras.